Caminho inverso, indianos vem ao Brasil buscar genética zebu

Caminho inverso, indianos vem ao Brasil buscar genética zebu

Foto: Luiz Augusto Jacinto / Zootecnista

O gado zebu que invadiu os pastos brasileiros veio importado da Índia. A primeira importação de zebu de terras indianas ocorreu em 1920, pelos criadores Cacildo Arantes e Antenor Machado de Azevedo. Foi importado um lote de 340 animais, dos quais dois terços pertenciam a raça Gir e os demais as raças Nelore, Guzerá e em menor número, animais da raça Hissar.

 Depois de muita seleção realizada em nossos campos, o nosso zebu atingiu enorme nível de qualidade, que os Indianos estão importando a genética do zebu do Brasil, através da importação 40 mil doses de sêmen de touros brasileiros para melhoramento genético do Zebu Indiano.

 O importador indiano declarou a motivação da importação de sêmen de zebu brasileiro, em matéria veiculada pelo Programa Globo Rural, da TV Globo, exibido em 28/08/2016:

“É por causa da procedência, o gado tem registro e avaliações, por isso buscar genética daqui é uma boa ideia”

 Nesta evolução genética conquistada pelo Zebu Brasileiro é fundamental destacar a importância da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Somente através do controle genealógico e registro dos animais é possível evoluir. E a ABCZ sabe fazer esse trabalho com grande competência.

 Portanto, agora o caminho é inverso. O Brasil passou de importador de Zebu Indiano para exportador de Zebu Brasileiro para Índia. Este é o Brasil de resultados que dá certo!

 Assim fica a pergunta aos amigos pecuaristas: Se os próprios criadores indianos estão reconhecendo a importância do trabalho de seleção realizado no Brasil, através de gado zebu registrado pela ABCZ, como um criador brasileiro pode continuar trabalhando com Touros sem registro? É de suma importância que os criadores brasileiros se conscientizem da importância de utilizarem touros zebu registrados pela ABCZ.

Faça como os indianos, adquira logo genética Registradada pela ABCZ, através de um Touro do Nelore Super Man!

 Veja a matéria abaixo que informa sobre a exportação de sêmen de touros zebuínos brasileiros para Índia.

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.