Cana para bovinos: bagaço, silagem ou in-natura?

Cana para bovinos: bagaço, silagem ou in-natura?

PARTILHAR

Cana-de-açúcar para bovinos é uma ótima fonte de nutrientes, principalmente fibras longas, mas qual a melhor forma de fornece-lá ao gado?

A cana é uma ótima fonte de fibras longas em dietas de alto concentrado. É preciso saber armazená-la e concentrá-la corretamente no cocho do animal para que se obtenha o efeito esperado. Mas, você sabe como servir cana para bovinos?

A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado. É um alimento que dá em qualquer solo brasileiro e você consegue plantar e colher 120 toneladas por hectare.

Esse suplemento também pode fazer parte de uma mistura para auxiliar na rejeição de ração pelo gado. Faça mistura de um melaço de cana e fubá que farão os animais terem um consumo imediato da alimentação oferecida no cocho. Esse procedimento pode ser feito apenas nos primeiros dias, até o rebanho se acostumar com os novos suplementos.

Agora, vamos para as diferentes forma sobre como servir cana para bovinos:

Bagaço de cana

O uso do bagaço de cana para bovinos traz um ótimo aproveitamento e boa economia na sua propriedade. Saiba como utilizar esse alimento muito popular no Brasil.

O bagaço de cana in natura para os animais, seja gado de corte, seja gado de leite, tem baixo valor nutricional. Porém, é uma ótima alternativa, principalmente na seca. É nesse período que seu animal precisa de uma alimentação mais incrementada. E também tem um custo muito baixo na sua propriedade. E economizar em tempos de crise é o ideal para a sobrevivência do negócio.

Segundo a Fapesp, as fibras do bagaço da cana contêm, como principais componentes, cerca de 40% de celulose, 35% de hemicelulose e 15% de lignina, sendo este último responsável pelo seu poder calórico. Ainda, o bagaço é considerado o maior resíduo da agroindústria brasileira.

Como armazenar o bagaço

No momento de armazenar a cana, é importante que seja colocada em silos e não utilize aditivos no bagaço. Por ser muito úmido, não há necessidade de secar esse bagaço.

Para servir na nutrição bovina, coloque o bagaço de cana, no máximo 30% da dieta oferecida normalmente. Se ultrapassar esse volume, os bovinos podem não ter um rendimento de acordo com o esperado, no ganho de peso e na produção leiteira. Entretanto, sirva esses 30% no cocho, misturados ao concentrado. Se quiser, esse bagaço pode ser triturado. Essa dica é mais uma alternativa para a alimentação dos seus animais.

Silagem de cana

Caso não tenha a estrutura de mão de obra e maquinário, na silagem você terá um custo maior para mantê-la.  Porém ao servir aos animais, não há necessidade de mão de obra.

Quer saber a resposta para a dúvida? Se há disponibilidade de mão de obra e maquinário suficiente para extrair a cana e servi-la aos seus animais, opte pela cana in natura, pois será mais barata.

É claro que é necessário que você avalie a estrutura atual da propriedade. E também se está apto a investir e assim decidir qual a melhor forma de alimentar o gado com cana.

A cana-de-açúcar é um excelente alimento para todos os animais e o maior investimento que o produtor faz é na alimentação e nutrição. Ambas  proporcionam um resultado positivo com bom desenvolvimento para elevação de um plantel de qualidade.

É utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado, é um alimento que dá em qualquer solo brasileiro e você consegue plantar e colher 120 toneladas por hectares.

Cana in natura

Se a cana será servida in natura é importante o produtor ter mão de obra diária e maquinário como trator. É imprescindível que o produtor tenha uma estrutura que não gere alto custo ao extrair essa cana e servi-la ao gado. Além disso, é preciso ficar atento as correções necessárias, como uso de ureia e sulfato de amônia.

Quer saber tudo sobre como produzir um alimento barato para a nutrição do gado? Confira na matéria abaixo:

Compre Rural com informações do Boi Saúde

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com