Carne de Zebu: diretrizes do programa são debatidas com criadores

Carne de Zebu: diretrizes do programa são debatidas com criadores

carne-de-zebu-abcz
Foto: Cristiano Bizzinotto

“Com toda certeza estamos vivendo um marco na história da ABCZ. Estruturalmente e tecnicamente estamos preparados para avaliar rebanhos comerciais”, diz Marin

Membros da diretoria e da equipe técnica da ABCZ se reuniram hoje (23) com criadores interessados no ‘Carne de Zebu’, para discutirem as diretrizes do programa. Na ocasião foram apresentados mais detalhes do projeto que pretende comprovar a eficiência de touros PO na produção de carne de qualidade.

Durante o encontro, o diretor Técnico da ABCZ, Valdecir Marin, destacou a importância do programa e do debate em torno dele. “Com toda certeza estamos vivendo um marco na história da ABCZ. Estruturalmente e tecnicamente estamos preparados para avaliar rebanhos comerciais. E digo com toda certeza: não existe sucesso na produção de carne, sem que ela tenha passado por um touro PO”, diz Marin.

Os detalhes do programa, como objetivos e a forma de funcionamento, foram apresentados pelo superintendente Técnico Adjunto de Melhoramento Genético da entidade, Henrique Ventura, que ressaltou que existem duas modalidades para participação.

“Os criadores podem participar como ‘Investidor de Genética’ ou com ‘Rebanho Comercial de gado de Corte’. Na primeira opção ele será fornecedor do material genético, a partir de touros que tenha na propriedade. Já na segunda, será responsável pelo recebimento desse material genético e avaliações das progênies”, revela Ventura que explicou ainda que durante todo o processo, o controle zootécnico dos animais será feito com suporte da equipe da ABCZ, sendo que a qualidade da carne será avaliada no abate técnico.

Ainda durante a reunião, os criadores que já são parceiros do programa puderam comentar e sugerir novas diretrizes para o ‘Carne de Zebu’. Representantes de aproximadamente 10 propriedades rurais, de várias partes do país, participaram.

“O que eu vejo de proveitoso nesse programa, é perceber que estamos todos imbuídos na vontade de colocar a carne de Zebu no patamar que ela tem que estar. E, automaticamente, atingindo esse lugar, vamos alcançar a diferenciação em valores. Porque o que todos nós buscamos é agregar valor na comercialização da carne”, ressalta o pecuarista Francisco de Assis Xavier Nunes, da fazenda Barreiro, em Silvânia (GO).

Carne de Zebu. O programa foi lançado oficialmente no último dia 4, no Tatersal da Fazenda 3R, em Figueirão (MS), de Rubens Catennaci, e já reúne cerca de 20 parceiros. Os pecuaristas interessados em também participar do programa podem entrar em contato com os técnicos da ABCZ, ou diretamente pelo telefone (34) 3319-3816.

Via ABCZ

-- conteúdo relacionado --
Artigo Carlos Nabinger: Carne não é cigarro Este artigo foi estrito por Carlos Nabinger, mestre em Fitotecnia e doutor em Zootecnia, professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Ser vegetarian...
Futuro da Pecuária de Corte nordestina será tema d... Já considerado o maior encontro técnico científico de pecuária de corte do Nordeste, Encontro terá 2 dias de evento e será na cidade de Maceió No Nor...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com