Lançamento do projeto Carne de Zebu na Fazenda Figueirão

Lançamento do projeto Carne de Zebu na Fazenda Figueirão

carne-de-zebu-fazenda-figueirao
Foto: Divulgação

Lançamento de Carne de Zebu atrai centenas de pessoas a Fazenda Figueirão

Centenas de produtores rurais, técnicos, empresários e autoridades acompanharam no fim de semana o lançamento do projeto Carne de Zebu, pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento foi realizado no Tatersal da Fazenda 3R, em Figueirão (MS), de Rubens Catennaci, parceiro do projeto.

“Com certeza vai ser um marco para a valorização da cadeia produtiva. Vamos avaliar a utilização de touros Puros de Origem (PO) registrados, mostrando o impacto dessa genética na produção de carne de qualidade”, afirma O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

O diretor técnico da ABCZ, Valdecir Marin, fez a apresentação do projeto que, além da Fazenda Figueirão, já possui cerca de 10 parceiros cadastrados. “Desde que lançamos o projeto, recebemos muitos contatos de produtores querendo participar. Isso mostra que estamos no caminho certo e que faremos uma grande corrente para promoção da nossa carne de qualidade”, afirma.

Será nestes rebanhos comerciais – e nos demais que ainda poderão se inscrever – que a equipe técnica da ABCZ fará o estudo a campo, entregando ao mercado dados específicos da genética registrada para a produção de carne superior. O Superintendente Técnico-Adjunto, Henrique Ventura, explica que nestes rebanhos, os touros serão testados em condições iguais, os acasalamentos serão ao acaso e com o mesmo número de vacas.

Os animais terão controle zootécnico até o abate, com suporte da equipe técnica da ABCZ. Eles serão pesados ao desmame e ao sobreano, sendo que nesta última fase será medido o perímetro escrotal de todos os animais, avaliação visual e ultrassonografia de carcaça. “Com o lançamento, a ABCZ está abrindo as portas para a revolução da carne de zebu de qualidade”, descreve o técnico da ABCZ, Haroldo Vellasco.

Acompanharam o lançamento do projeto: Coaraci Nogueira Castilho, chefe de gabinete do Ministro da Agricultura Blairo Maggi; Reinaldo Azambuja, Governador do Mato Grosso do Sul; Rogério Rosalin, prefeito de Figueirão (MS); Gilmar Siqueira de Miranda, presidente Sindicato Rural de Figueirão; senadores; deputados; e criadores dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Pará e Alagoas.