Cavalgadas chegando: o seu cavalo está pronto?

Cavalgadas chegando: o seu cavalo está pronto?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

O Brasil tem como tradição as chamadas Cavalgadas, ou também Romarias, se forem religiosas.

Elas surgiram há mais de dois séculos e fazem sucesso até hoje! Em abril deste ano tivemos a Maior Cavalgada do Mundo, em que centenas de pessoas participaram.

Mas você sabe como se preparar para um evento desse porte?

O que parece apenas uma simples Cavalgada pode comprometer a saúde do cavalo para o resto da vida, e também levá-lo a morte, se não estiver em condições de realizar este tipo de lazer equestre.

A seguir, vamos falar de alguns pontos que você deve se atentar antes do evento para garantir que você e o seu cavalo aproveitem ao máximo.

1. Condicionamento físico

Uma enfermidade muito recorrente em cavalos é a Rabidomiólise Equina, também conhecida como “mal da segunda-feira“ que acomete cavalos de todas as idades e em todas as regiões do Brasil. Através de uma sucessão de erros, podemos desencadear esta enfermidade nos equídeos, e o principal deles é utilizar os animais sem condicionamento físico adequado.

Para preparar um animal para uma cavalgada é importante criar uma rotina de treinamentos constantes. Você pode iniciar com atividades de baixa intensidade e ir aumentando o ritmo gradativamente. Assim, na data desejada ele estará apto a realizar o percurso sem alterações bruscas em seu organismo.

2. Alimentação

Outro grande erro, que também contribui para o insucesso, é o desespero ou a pressa de deixar o animal bonito para o dia do evento e exagerar na ração.

Isso pode causar distúrbios gástricos nos equídeos, ou as famosas “Cólicas”.

O ideal é que você converse com um médico veterinário ou zootecnista para que ele te oriente em relação à dieta mais adequada nesse período.

3. Suplementação

Um ponto muito importante que não deve ser esquecido na preparação para uma cavalgada é o suplemento mineral para os animais.

O suplemento mineral melhora as funções físicas e imunológicas e proporciona a recuperação mais rápida dos animais após esforços físicos intensos. Por este motivo ele é essencial não apenas na preparação para o evento, mas também para ser utilizado durante a viagem.

Pensando em melhorar a performance dos animais, a DSM tem nas melhores lojas do segmento a linha Kromium, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga. 

4. Sanidade

Um ponto muito importante e que não podemos esquecer em qualquer período, mas especialmente quando nos preparamos para uma cavalgada, é a sanidade.

Os cavalos devem ser avaliados por um médico veterinário regularmente, estar com as vacinações em dia e também desverminados, ou seja, com a vermifugação correta de acordo com o planejamento sanitário.

Seguindo as exigências da lei, é preciso também realizar os exames de anemia infecciosa equina e mormo para viajar antes da cavalgada.

Tendo em vista que esta tudo ok, chega o grande dia! E isso não quer dizer que a preparação acabou.

Durante o evento ainda é preciso se atentar aos seguintes pontos:

  • Fornecer a todo tempo água potável;
  • Fornecer os alimentos que os cavalos estão acostumados e não fazer alterações no dia do evento, pois isso poderá acarretar prejuízos para a saúde dos animais;
  • Deixar à vontade o Suplemento Mineral, pois nestes dias os esforços serão maiores e os requerimentos tem que ser supridos.

É importante, acima de tudo que se tenha planejamento, que deve começar no mínimo 60 dias antes da Cavalgada, isto é, tentar condicionar o Cavalo, ajustar sua alimentação e suplementação e também deixar em ordem sua sanidade.

Para finalizar, a dica é: Aproveite e curta o seu animal no dia do evento!

Fonte: Tortuga DSM

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com