Cavalo Árabe fomenta campeonato de salto e hipismo rural pelo país

PARTILHAR
Cavalo Árabe - salto e hipismo rural
Foto: Divulgação

Cavalo Árabe mostra toda a sua funcionalidade na II Etapa de Salto e Hipismo Rural; Disputas foram realizadas no Clube de Cavaleiro Victorino Machado, em Rio Claro/SP

A fim de fomentar a funcionalidade da raça, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA) reatou a parceria com a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR). Assim, a primeira prova da modalidade, bem como de Salto, valendo pelo Campeonato da ABCCA aconteceu nos dias 29 e 30 de maio, no Clube de Cavaleiro Victorino Machado, em Rio Claro/SP.

De acordo com o presidente da ABHIR, Ricardo Vidotto, essa parceria entre as duas entidades já proporcionou um maior fomento do cavalo Árabe e das modalidades de Hipismo Rural e Salto. “Os competidores têm entrado em contato com a gente para saber como se inscrever na Arabian Cup. Então, eu vejo essa parceria com um saldo muito positivo. Ficamos sem realizar esse campeonato por um tempo, mas nessa retomada a aceitação foi muito legal. E agora vamos dar continuidade para esse campeonato do Cavalo Árabe dentro da ABHIR seja um sucesso”.

Cavalo Árabe - salto e hipismo rural
Foto: Divulgação

Por conta da pandemia da Covid-19, só puderam entrar no recinto de provas da II Etapa de Salto e Hipismo Rural da ABHIR os atletas e responsáveis que apresentaram carteirinha de vacinação com as duas doses ou exame negativo para a doença. Além disso, todos os protocolos sanitários de segurança foram seguidos durante a realização do evento.

De acordo com os organizadores, a II Etapa de Salto, Hipismo Rural e Top Riders contou com a participação total de 193 participantes, entre eles conjuntos formados com o Cavalo Árabe. Afinal, atualmente a raça representa cerca de 40% dos cavalos que competem nas provas da ABHIR. Contudo, vale lembrar que as disputas da ABHIR são abertas a todas as raças equinas.

Vale esclarecer que os resultados obtidos nas Etapas do Campeonato ABHIR Salto e Hipismo Rural pelos conjuntos formados por exemplares árabes com registro na ABCCA e com confirmação de resenha por Inspetor Técnico do Stud Book, acumularão pontos no Campeonato ABCCA 2021. Assim, pela contagem ABHIR e após soma de todas as etapas serão apontados os campeões que serão premiados na Festa de Encerramento ABHIR, no fim do ano.

Cavalo Árabe - salto e hipismo rural
Foto: Divulgação

Seguindo, portanto, quatro categorias exclusivas do cavalo Árabe que englobam as categorias da ABHIR. São elas:

  1. Salto tempo ideal: para as categorias ESCOLA, ESTREANTE, PRELIMINAR E NÍVE I TI;
  2. Salto ao cronômetro: para as categorias ASPIRANTE, NÍVEL I, NÍVEL II, NÍVEL III e NÍVEL IV;
  3. Hipismo Rural I: para os conjuntos que participam do Hipismo Rural sem cross. (Mini Mirim, Iniciantes e Estreantes);
  4. Hipismo Rural II: para os conjuntos que participam do Hipismo Rural com cross (Nível I, Intermediaria, Performance e Força Livre);

Agora a III Etapa de Salto e Hipismo Rural será realizada em Jaú, com a Inauguração da Sociedade Hípica de Jahu, nos dias 26 e 27 de junho.

Cavalo Árabe - salto e hipismo rural
Foto: Divulgação

Campeões árabes da etapa

O maior pontuador da raça árabe na etapa valendo pelo Hipismo Rural foi AF Celotex. O animal teve bom desempenho em várias categorias, mas subiu no lugar mais alto do pódio em duas, na Estreante 0,60 m com Manuella Verbena, e na Aspirante 0,80 m com Giulia Verbena.

Em segundo lugar pelo Hipismo Rural no Campeonato da ABCCA aparece Blues Brother Rach que participou das disputas com a amazona Sofia de Rubio e Pinho. O animal ficou em 3º na categoria na categoria Avançados 0,90.

Já na modalidade de Salto pelo Campeonato da ABCCA o exemplar árabe que lidera é RFI Hafiza El Shiraz com Lorena Viude Toré. Afinal, o conjunto conquistou dois bons resultados na etapa: 9º na categoria Aspirante 0,80 m com desempate e em 6º lugar na categoria Preliminar 0,80 m em Tempo Ideal. Além disso, o RFI Hafiza El Shiraz foi campeão da categoria Escola 0,40 m com o cavaleiro Henrique Viude Toré, e, assim, a dupla ocupa a 5ª posição no campeonato.

Por fim, em segundo lugar no Campeonato ABCCA de Salto em parceria com a ABHIR aparece Red Diamond Style JM e Adão Lopes, que ficaram em 8º na categoria Escola dos Pais. O exemplar ainda ocupa a 4º lugar no campeonato com o cavaleiro João Brasileiro, já que a dupla ficou em 3º lugar na categoria Preliminar 0,80 m em Tempo Ideal e em 4º lugar na Aspirante 0,80 m com desempate.

Abaixo você confere o resultado completo do Campeonato da ABCCA 2021, tanto do Hipismo Rural quanto de Salto, em parceria com a ABHIR.

CAMPEONATO ABCCA 2021 – HIPISMO RURAL

  • 1º GIULIA VERBENA e AF CELOTEX
  • 2º SOFIA DE RUBIO E PINHO e BLUES BROTHER RACH
  • 3º LUCAS DE CAMARGO MODANEZ e NIKOLAI AJR
  • 4º JONHHY HERCULANO DA SILVA e BEIJU 7F
  • 5º JULIA MAROSTICA SCHWARZ e BELLY EL POWER
  • 6º SOFIA DE RUBIO E PINHO e BELLY EL POWER
  • 7º MARIANA FRANZE e RAFIK MORAB
  • 8º MARIA EDUARDA FACCO e CZAK CANCHIM

CAMPEONATO ABCCA 2021 – SALTO

  • 1º LORENA VIUDE TORÉ e RFI HAFIZA EL SHIRAZ
  • 2º ADÃO LOPES e RED DIAMOND STYLE JM
  • 3º FERNANDO PEDROSO e RUBI ALBAR
  • 4º JOÃO BRASILEIRO e RED DIAMOND STYLE JM
  • 5º HENRIQUE VIUDE TORÉ e RFI HAFIZA EL SHIRAZ
  • 6º MARIA FERNANDA DE ALICE ARAUJO e FT PETRUS
  • 7º RODRIGO LEPRI FRISANCO e BEIJU 7F
  • 8º LORENA VERBENA e HPA DARVUS
  • 9º YLUSKA LIMINE GIL FERNANDES e NIKOLAI AJR
  • 10º DIEGO JENSEN DE ARRUDA AUGUSTO e AL VENTUR
  • 11º LUANA BIAZOTTO EVANGELISTA e NASKATT JM
  • 12º LARA MACEDO DORIN e NASKATT JM
  • 13º LUCA JENSEN DE ARRUDA AUGUSTO e AL VENTUR
  • 14º MARIA EDUARDA CAMPAGNONE e JOLIE RAC

Para mais informações sobre o Cavalo Árabe, acesse o site da ABCCA.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.