Como identificar a condição corporal de seus cavalos

PARTILHAR
Foto Divulgação

Existem algumas maneiras de verificar se os animais estão magros ou obesos e uma delas é a avaliação do escore corporal, veja como fazer!

Pois é, esta é uma dúvida que, no dia a dia, sempre encontramos nas propriedades. Principalmente nas que não possuem balança para pesar os animais, pois este equipamento é de custo elevado e poucos podem contar com este artifício. Mas como fazer se não temos balança na propriedade?

Existem algumas maneiras de verificar se os animais estão magros ou obesos e uma delas é a avaliação do escore corporal, uma técnica visual que classifica a condição corpórea dos equídeos.

Segundo Hennekeet et al. (1983), a avaliação do escore corporal é um método simples e não necessita de equipamentos, baseando-se em indicadores de gordura corporal que ajudam a estimar a quantidade de energia armazenada no corpo do animal.

Hennekeet et al. (1983) desenvolveram uma tabela para avaliar a condição de escore corporal baseada na observação e na palpação da cobertura de gordura em seis áreas do corpo do animal: borda dorsal do pescoço, cernelha, costelas, parte posterior das espáduas, processos espinhosos lombares e área da base da cauda (Figura 1). O escore vai de 1 (animal extremamente magro e sem depósito de gordura) até 9 (animal obeso).

Bom, agora já sabemos identificar visualmente o escore corporal dos equídeos. E se quisermos estimar o peso? Como fazer? Devido ao seu tamanho, não é uma tarefa fácil acertar o peso do cavalo, porém, através de uma simples técnica e alguns cálculos, também podemos estimar o peso desta nobre espécie.

Este procedimento é de grande importância para podermos ser corretos nas indicações de dietas e na prescrição de medicamentos.

Através de uma fita métrica, podemos estimar o peso dos equinos – apesar de não ser tão exata quanto uma balança, esta técnica já nos ajuda bastante! Por meio dessas técnicas, podemos avaliar como está o nosso rebanho, e, se for necessário, fazer os ajustes nutricionais para um melhor escore corporal, garantindo, assim, um melhor desempenho nas práticas esportivas, na lida com o gado, na reprodução e no lazer.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com