Como pesar cavalo com fita métrica

Como pesar cavalo com fita métrica

medindo-perimetro-toracico-do-cavalo
Foto: The Feed Room

Saber o peso de seu cavalo para poder alimentar ele da forma correto e na hora de fazer uma medicação saber a dose certa.

Tendo em conta que o peso médio de um cavalo gira em torno dos 500 kg e que as balanças à venda no mercado custam milhares de reais, torna-se fácil de perceber a necessidade de encontrar meios alternativos para pesar os animais.

Determinar o peso do cavalo é extremamente importante para a saúde do animal e influi em todas as vertentes da vida do cavalo.

Estes são alguns aspectos em que saber o peso do cavalo é determinante:

Dieta – o peso determina as quantidades e alimentos a dar aos cavalo;

Saúde – a dosagem de medicamentos são calculados de acordo com o peso do cavalo. Determinar o peso evita assim os riscos de super/sob dosagem.

Transporte – o cavalo tende a perder peso após o transporte, geralmente 1 a 2 kg por cada hora de viagem.

Competição – os cavalos tendem a perder peso com o stress provocado pelas provas.

Apesar de não ser tão exacto como a balança, pode-se estimar o peso do cavalo utilizando uma fita métrica e fazendo os cálculos necessários.

Para saber o peso do cavalo, sem ter de pesá-lo em uma balança convencional, podemos fazê-lo por meio da medida de seu tórax.

O perímetro torácico do cavalo é medido passando uma fita pela cernelha e no encilhadouro. Passa-se a fita, que é ajustada da melhor forma, de maneira a ter a medida exata. Coloca-se a fita na posição; depois roda a fita um pouco, para ela se ajustar melhor e olha a medida. Pela tabela abaixo teremos a estimativa do peso do cavalo.

Perímetro torácico (m) Peso (kg)
1,47 270
1,51 295
1,54 317
1,58 340
1,62 363
1,66 385
1,70 408
1,75 430
1,79 454
1,82 476
1,85 500
1,89 522
1,92 567
1,95 590

Obs.: Pode-se usar a seguinte fórmula para calcular o peso aproximado:

P = T³ x 80

Sendo:
T = perímetro torácico em metros;
P = peso do animal em Kg.

Existem outros cálculos mais exactos, mas a dificuldade de execução é elevada. Para o cálculo de dosagem de alimentos, medicamentos ou comparação de pesos antes/depois de uma viajem ou competição, estes cálculos são suficientes.

pesando-cavalo-com-fita-1
Foto: Divulgação

Para saber se um cavalo está em forma, pode fazer uma apalpação às seguintes zonas: garrote, pescoço, atrás dos ombros e costelas. Um cavalo gordo tem estas zonas cobertas com gordura, um cavalo magro tem essas zonas demasiado expostas. Num cavalo com o peso ideal, as costelas não estão visíveis, mas podem ser sentidas com o passar dos dedos.

 

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.