Como pesar cavalo com fita métrica

Como pesar cavalo com fita métrica

PARTILHAR
medindo-perimetro-toracico-do-cavalo
Foto: The Feed Room

Saber o peso de seu cavalo para poder alimentar ele da forma correto e na hora de fazer uma medicação saber a dose certa.

Tendo em conta que o peso médio de um cavalo gira em torno dos 500 kg e que as balanças à venda no mercado custam milhares de reais, torna-se fácil de perceber a necessidade de encontrar meios alternativos para pesar os animais.

Determinar o peso do cavalo é extremamente importante para a saúde do animal e influi em todas as vertentes da vida do cavalo.

Estes são alguns aspectos em que saber o peso do cavalo é determinante:

Dieta – o peso determina as quantidades e alimentos a dar aos cavalo;

Saúde – a dosagem de medicamentos são calculados de acordo com o peso do cavalo. Determinar o peso evita assim os riscos de super/sob dosagem.

Transporte – o cavalo tende a perder peso após o transporte, geralmente 1 a 2 kg por cada hora de viagem.

Competição – os cavalos tendem a perder peso com o stress provocado pelas provas.

Apesar de não ser tão exacto como a balança, pode-se estimar o peso do cavalo utilizando uma fita métrica e fazendo os cálculos necessários.

Para saber o peso do cavalo, sem ter de pesá-lo em uma balança convencional, podemos fazê-lo por meio da medida de seu tórax.

O perímetro torácico do cavalo é medido passando uma fita pela cernelha e no encilhadouro. Passa-se a fita, que é ajustada da melhor forma, de maneira a ter a medida exata. Coloca-se a fita na posição; depois roda a fita um pouco, para ela se ajustar melhor e olha a medida. Pela tabela abaixo teremos a estimativa do peso do cavalo.

Perímetro torácico (m)Peso (kg)
1,47270
1,51295
1,54317
1,58340
1,62363
1,66385
1,70408
1,75430
1,79454
1,82476
1,85500
1,89522
1,92567
1,95590

Obs.: Pode-se usar a seguinte fórmula para calcular o peso aproximado:

P = T³ x 80

Sendo:
T = perímetro torácico em metros;
P = peso do animal em Kg.

Existem outros cálculos mais exactos, mas a dificuldade de execução é elevada. Para o cálculo de dosagem de alimentos, medicamentos ou comparação de pesos antes/depois de uma viajem ou competição, estes cálculos são suficientes.

pesando-cavalo-com-fita-1
Foto: Divulgação

Para saber se um cavalo está em forma, pode fazer uma apalpação às seguintes zonas: garrote, pescoço, atrás dos ombros e costelas. Um cavalo gordo tem estas zonas cobertas com gordura, um cavalo magro tem essas zonas demasiado expostas. Num cavalo com o peso ideal, as costelas não estão visíveis, mas podem ser sentidas com o passar dos dedos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.