O carro e a vaca de leite

O carro e a vaca de leite

PARTILHAR

Não adianta a gente querer que nossas vacas sejam uma Ferrari se nós não formos o Michael Schumacher. Qual o seu papel para o bom desempenho animal?

Inúmeras são as diferenças entre um carro e uma vaca de leite. Agora, se olharmos com outros olhos, podemos achar inúmeras semelhanças e isso poderá nos levar a pensar mais nas vacas, olhar com outros olhos e refletir um pouco sobre nossos cuidados com estes animais tão preciosos.

Quando nasce uma terneira, é como se o produtor tivesse comprado um carro zero. O carro você compra, escolhe um bom combustível, emplaca e dirige com cuidado.

A terneira quando nasce, o combustível é o colostroo emplacamento é o brinco e dirigir com cuidado é o manejo. Mas as comparações não param por aí.

O carro precisa de um combustível de qualidade para ter o máximo desempenho e em quantidade para não te deixar a pé no meio do caminho .

O combustível da vaca é a alimentação, que precisa ser de qualidade para ela produzir bastante e em quantidade para ela não ficar doente. Vaca com fome e carro sem gasolina não te levam a lugar nenhum!

O carro precisa de revisão periódica. A vaca, ao menos uma vez por mês, precisa ser examinada pelo médico veterinário. 

O carro precisa de geometria e balanceamento preventivos para maior durabilidade dos pneus. A vaca precisa casqueamento preventivo para se evitar problemas de casco, garantindo assim maior longevidade.

Quando compramos uma carro usado, a primeira coisa que fazemos é uma revisão completa , freio, suspensão,embreagem, entre outros. 

Quando compramos uma vaca, precisamos fazer a revisão das vacinas dela , dos vermífugos, da reprodução,  exame de brucelose e tuberculose, entre outros. 

Então vamos cuidar das nossas vacas como cuidamos de nossos carros. Não adianta a gente querer que nossas vacas sejam uma Ferrari se nós não formos o Michael Schumacher.

Fonte: Milk Point

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com