Cavalo obeso enfrenta problemas

Cavalo obeso enfrenta problemas

PARTILHAR
saiba-os-riscos-que-um-cavalo-obeso-pode-enfrentar-scarparella
Foto Divulgação.

A obesidade é preocupante devido a sua associação com doenças crônicas, como laminite e problemas relacionadas com a insulina e glicose, veja mais!

Os cavalos são animais de raças variadas. Assim, consequentemente, possuem características diversas, como o tamanho e o peso, mas independentemente da aparência, se os animais carregam mais peso do que deveriam poderão sofrer com a obesidade.

De acordo com a escala da condição corporal, o valor numérico de 01 representa um animal muito abaixo do peso (magro), já a nota 09 é dos animais muito obesos.

A nota é dada com base na avaliação visual e de toque de acordo com as condições físicas do cavalo. Determinada por fatores como a visibilidade das costelas e protuberância da coluna a nota 05 em regra significa um animal com peso corporal ideal.

A obesidade é preocupante devido a sua associação com doenças crônicas, como laminite e problemas relacionadas com a insulina e glicose, tendo em vista que essas moléstias têm relação com os processos metabólicos.

A obesidade também cria mais calor, carga sobre as articulações e os tecidos conectivos, e ainda prejudica seu desempenho atlético.

A obesidade é caracterizada pela combinação de alimentos em excesso, principalmente grãos e falta de exercício físico livre ou forçado.

Pode ser evitada através de cuidados básicos com a alimentação, monitorando o peso e a condição corporal dos cavalos regularmente, diminuir a ingestão calórica e aumentar os exercícios físicos, são boas maneiras de evitar que eles ganhem peso excessivamente.

Quando o animal apresenta peso em excesso, o ideal é reduzir a quantidade de grãos que ele consome, ou seja, a ração concentrada, além de trocar o feno de alfafa por feno de gramíneas, e se a pastagem é abundante e rica é recomendável a diminuição das horas de pastagem.

A forma mais fácil de cortar calorias na dieta de um cavalo obeso é reduzindo a quantidade de grãos que ele ingere, ou seja, sua ração concentrada.

Trocar o feno de alfafa por feno de gramíneas (coast-cross, tifton ou similar) também reduz a contagem calórica. Se o pasto é abundante e rico, também é aconselhável limitar as horas de acesso.

Fonte: Scarparella

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com