
A obesidade é preocupante devido a sua associação com doenças crônicas, como laminite e problemas relacionadas com a insulina e glicose, veja mais!
Os cavalos são animais de raças variadas. Assim, consequentemente, possuem características diversas, como o tamanho e o peso, mas independentemente da aparência, se os animais carregam mais peso do que deveriam poderão sofrer com a obesidade.
De acordo com a escala da condição corporal, o valor numérico de 01 representa um animal muito abaixo do peso (magro), já a nota 09 é dos animais muito obesos.
A nota é dada com base na avaliação visual e de toque de acordo com as condições físicas do cavalo. Determinada por fatores como a visibilidade das costelas e protuberância da coluna a nota 05 em regra significa um animal com peso corporal ideal.
A obesidade é preocupante devido a sua associação com doenças crônicas, como laminite e problemas relacionadas com a insulina e glicose, tendo em vista que essas moléstias têm relação com os processos metabólicos.
A obesidade também cria mais calor, carga sobre as articulações e os tecidos conectivos, e ainda prejudica seu desempenho atlético.
A obesidade é caracterizada pela combinação de alimentos em excesso, principalmente grãos e falta de exercício físico livre ou forçado.
Pode ser evitada através de cuidados básicos com a alimentação, monitorando o peso e a condição corporal dos cavalos regularmente, diminuir a ingestão calórica e aumentar os exercícios físicos, são boas maneiras de evitar que eles ganhem peso excessivamente.
- Fertilizantes em alta e Selic no teto pressionam margens dos grãos; proteína animal deve se beneficiar
- Conheça Snowman, o campeão de 80 dólares que encantou os Estados Unidos no salto
- Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
- Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
- Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Quando o animal apresenta peso em excesso, o ideal é reduzir a quantidade de grãos que ele consome, ou seja, a ração concentrada, além de trocar o feno de alfafa por feno de gramíneas, e se a pastagem é abundante e rica é recomendável a diminuição das horas de pastagem.
A forma mais fácil de cortar calorias na dieta de um cavalo obeso é reduzindo a quantidade de grãos que ele ingere, ou seja, sua ração concentrada.
Trocar o feno de alfafa por feno de gramíneas (coast-cross, tifton ou similar) também reduz a contagem calórica. Se o pasto é abundante e rico, também é aconselhável limitar as horas de acesso.
Fonte: Scarparella