
Um vídeo com mais de 11,6 milhões de visualizações nas redes sociais voltou a circular com a alegação de que a cerveja causa efeitos “tranquilizantes” por ser feita com lúpulo, planta da família da Cannabis que possuiria a substância canabidiol (CBD) em sua composição. Verdade ou falso?
Em um vídeo com milhões de visualizações, um homem afirma equivocadamente que a “graça” da cerveja estaria no canabidiol supostamente derivado do lúpulo. “O lúpulo é uma flor derivada do cânhamo. E o cânhamo é da família da Cannabis (maconha). E o que tem na cerveja que é tão prazeroso? Canabidiol”, diz o conteúdo. Veja o vídeo abaixo.
Apesar de o lúpulo ser de fato uma planta da família Cannabaceae, a mesma das plantas do gênero Cannabis, não há em sua composição o canabidiol (CBD), uma das substâncias presentes na maconha. Ou seja, o uso de lúpulo na produção de cerveja não é indicativo da presença de CBD na bebida, indicaram especialistas.
Portanto, é falso que cervejas tenham canabidiol (CBD) pelo fato de o lúpulo ser da mesma família da maconha, como alega uma postagem viral nas redes sociais. Segundo especialistas, as duas plantas têm propriedades químicas diferentes. Além disso, o uso de ingredientes derivados da maconha em bebidas e alimentos é proibido no Brasil.
O lúpulo, do gênero Humulus lupulus, é um dos três ingredientes básicos da produção da cerveja, ao lado da água e do malte. O homem no conteúdo checado erra ao tratá-lo como uma flor do cânhamo, que é uma subespécie da Cannabis sativa e pertence ao gênero Cannabis, apontou publicação da Reuters.
O “parentesco” entre estas plantas está na família Cannabaceae, às quais pertencem os gêneros Cannabis e Humulus lupulus. Mas isso não significa que elas forneçam as mesmas substâncias.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.
FPA trabalha pela aprovação de medidas de combate à fraude em combustíveis
“Uma das nossas prioridades é aprovar um pacote de medidas que mitiguem este tipo de crime”, afirma Arnaldo Jardim.
Continue Reading FPA trabalha pela aprovação de medidas de combate à fraude em combustíveis