Chineses querem instalar mega frigorífico no Brasil; Veja onde

A companhia chinesa, que administra o Shenzhen Agricultural Power é a maior da China na distribuição de alimentos, como verduras, frutas e carnes. Afirmou que pretende instalar uma das maiores plantas frigoríficas no estado de Mato Grosso.

A Shenzhen Agricultural Power, formalmente conhecida como Shenzhen Agricultural Products Group Co Ltd, é a maior empresa que atua na distribuição de produtos agrícolas e alimentícios – um deles a carne bovina – na China. A empresa, representada pelo chinês Lei Yu, recebeu o governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, no final de 2023, afirmando que existe o interesse da empresa estatal em instalar uma das maiores plantas frigoríficas no estado.

A gigante chinesa, líder na distribuição de alimentos, incluindo verduras, frutas e carnes, abastece mais de 200 milhões de chineses e exporta para o sudoeste asiático. Ela se envolve em diversas atividades no setor agrícola, incluindo a distribuição de produtos agrícolas em massa, plataformas eletrônicas de comércio desses produtos, cultivo de vegetais e criação de animais. Além disso, a empresa é responsável por fornecer e distribuir alimentos, frutas e outros produtos relacionados, operando também serviços de apoio ao mercado.

Após visita do governador Mauro Mendes e comitiva ao Shenzhen Agricultural Power, o centro de distribuição de alimentos da cidade, o representante ressaltou a importância do setor agropecuário de Mato Grosso para a segurança alimentar da China. “Vamos a Mato Grosso para analisar a possibilidade de montar uma planta frigorífica no estado para exportar aqui pra China”, afirmou a representante da empresa, Lei Yu.

A Shenzhen, só em 2023 obteve um faturamento de R$ 150 bilhões no último ano e mais de 20 mil funcionários, a empresa representa uma potencial injeção significativa na economia mato-grossense. A companhia chinesa é a maior do país na distribuição de alimentos, como verduras, frutas e carnes. “Passa por aqui a comida que alimenta mais de 200 milhões de chineses. Além disso, também exportamos para o sudoeste asiático”, reforçou o representante da Shenzhen Agricultural Products Group Co Ltd.

O Governador ressaltou, durante a visita, que a implantação de uma planta nessa magnitude significa muito para o estado, pela geração de emprego e injeção de capital na economia do estado que é responsável pela maior produção de grãos e carne bovina do país. “Para Mato Grosso, nossos produtores e população, será muito bom que uma empresa, do porte como é essa estatal de Shenzhen, se instale em nosso estado. É geração de renda e emprego e concorrência do nosso produto”, avaliou Mauro Mendes.

Durante a visita ao complexo, Mauro Mendes e a comitiva de empresários e representantes dos setores do agronegócio e infraestrutura puderam conhecer as instalações e conhecer como é o sistema de distribuição e logística do produto que vem direto de Mato Grosso.

“Encontramos no setor de frigorífico, por exemplo, a carne da empresa Marfrig, que veio direto da planta de Tangará da Serra. E a carne produzida em nosso estado tem muito valor no mercado chinês”, destacou o governador.

Crédito – Secom

Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae também estavam presentes com a comitiva.

Produção e exportação de carne bovina em Mato Grosso

Em 2023, Mato Grosso registrou um volume significativo de exportações de carne bovina, sendo este o segundo maior da história do estado. Segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ao todo foram embarcadas 589,19 mil Toneladas Equivalente Carcaça (TEC). O volume é apenas 2,67% menor que o recorde registrado em 2022. 

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a China se manteve como principal compradora de carne do estado, porém a participação caiu 10,21 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O país asiático foi responsável por 53,91% das exportações de Mato Grosso. 

Enquanto as tratativas entre os representantes do estado de Mato Grosso e da empresa Shenzhen Agricultural Products Group Co Ltd, acontecem de forma interna. Seguimos acompanhando o caso e traremos, em primeira mão, novidades e atualizações sobre os chineses que querem instalar mega frigorífico no Brasil.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM