Chocolate pode matar seu cão, veja!

Chocolate pode matar seu cão, veja!

PARTILHAR
chocolate-cachorro-sintomas-766x431
Foto: Divulgação

O título é impactante porque o tema requer cuidado, principalmente com a páscoa chegando, e sabemos do perigo que esse alimento trás ao PET.

A Páscoa chegou e muito além de um feriado religioso, é um momento de reuniões familiares, que, além de bacalhau, costuma ter muito chocolate. E quem tem animais de estimação muitas vezes não resiste e compartilha o doce com os bichos. Cuidado. O cacau, que é a base do chocolate, é rico em cafeína e teobromina, substâncias que não são metabolizadas pelos cães e gatos e pode levá-los a óbito, dependendo da quantidade ingerida.

Algumas das consequências da ingestão incluem tremores musculares, distensão abdominal, vômitos, diarreia, hemorragia interna e ataque cardíaco. É necessário ressaltar que tudo depende do tipo de chocolate, quantidade ingerida e características do animal, mas os riscos são maiores para filhotes, cães idosos ou de pequeno porte.

Apenas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg.

O chocolate branco, que contém pouco cacau na sua receita, acaba sendo o menos tóxico para os animais, só que não deve ser oferecido, pois é rico em açúcar e gorduras, ingredientes que podem causar diarreia, problemas dentários, obesidade e serem fatais para cães diabéticos.

Veja na tabela a quantidade de Teobromina a cada 100g e a quantidade que pode ser fatal para um cão de 6 kg:

Fonte: tudosobrecachorros

A páscoa é ainda mais perigoso para o cachorro, é preciso tomar cuidado com os ovos de chocolate e as guloseimas que ficam em cima do sofá, caídas no chão ou até mesmo aquela brincadeira e agrado que as crianças gostam de fazer aos seus animais.

Cuidado, o chocolate pode matar o seu cão!

Sintomas da intoxicação por chocolate

Permitir que seu cão coma uma pequena quantidade de chocolate pode fazê-lo vomitar. Quantidades maiores podem causar tremores musculares, ataques cardíacos e hemorragias internas.

O que fazer se ele comer o chocolate?

Não espere ele apresentar alguma reação, se você souber que seu cachorro ingeriu chocolate, leve o mais rápido possível ao veterinário para evitar que o pior aconteça. Se ele comeu 1 M&M do chão não é motivo para alarde, vale aqui o bom-senso.

O tratamento da intoxicação por chocolates pode ser complicado, pois não existe um antídoto. Vai depender dos sintomas e do tempo passado desde a ingestão, mas o médico veterinário poderá fazer uma lavagem gástrica, dar soro na veia para evitar desidratação por vômito ou diarreia ou administrar remédios que causem vômito. A meia-vida da Teobromina no organismo dos cães é de 17 horas. Mas ela pode demorar 24 horas ou mais para ser eliminada.

Meu cão jamais comerá chocolate??

Calma, não se preocupe que existe um chocolate especial para você presentear o seu maior companheiro. Existem no mercado vários chocolates que são próprios para cachorro e você pode encontrá-los na internet facilmente.

Para finalizar, todo cuidado é pouco e atenção na hora de comer o chocolate! Lembre-se um momento de felicidade e alegria requer também cuidado com os animais.

Compre Rural com informações de Tudo Sobre Cachorros.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com