Cinco ferramentas para fortalecer a oferta global de aves

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Conheça 5 passos essenciais para fortalecer a oferta global de aves.

Garantir a oferta global de alimentos é de grande importância para a saúde e o bem-estar das pessoas em comunidades de todo o mundo. No entanto, o comércio internacional de aves está frequentemente ameaçado por desafios como doenças aviárias, restrições comerciais, catástrofes naturais, manifestações políticas e até mesmo uma pandemia global, que ainda estamos enfrentando. E, não raro, muitos destes fatores podem acontecer ao mesmo tempo.

Na Aviagen®, estamos preparados para enfrentar esses obstáculos de frente, com estratégias bem definidas na cadeia de valores. Identificamos a Saúde e a Segurança Alimentar como prioridade em nossos “5 Principais Compromissos”, que são fundamentais para nossa missão de auxiliar os produtores mundiais de carne de frango que colocam comida nas mesas das famílias em todos os continentes.

Esses Compromissos estão em harmonia com os cinco Principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que o Conselho Internacional da Avicultura (IPC) destacou como áreas nas quais o setor avícola global pode ter maior impacto. O objetivo é um futuro melhor e mais sustentável para todos, que buscamos com o nosso tema “Breeding Sustainability” (para mais informações, acesse Sustentabilidade na Reprodução Avícola | Aviagen).

#1 Biossegurança

A prevenção de doenças é fundamental para os nossos negócios e começa com a biossegurança, essencial para a avicultura e para o comércio. Para manter os patógenos nocivos longe dos lotes e proteger as aves, cada parte da nossa operação deve seguir os mais elevados padrões sanitários. Nosso programa de biossegurança atende e excede os regulamentos oficiais para o comércio doméstico e internacional, e acreditamos que seja um elemento-chave para promover a segurança alimentar.

#2 Veterinários dedicados fortalecem a saúde das aves e a biossegurança

Ter uma equipe de veterinários dedicados para cuidar da saúde das aves é de extrema importância. A equipe da Aviagen, com mais de 30 veterinários, apoia clientes e operações internas em todo o mundo. Esses especialistas são extremamente cuidadosos com nossas aves e prestam consultoria para cuidar delas, mantendo os lotes livres de doenças. Os veterinários verificam o bem-estar das aves e a biossegurança através de auditorias regulares e o monitoramento regular de sua saúde, compartilhando seus conhecimentos através de cursos, eventos, conferências (virtuais ou presenciais), publicações, entre outros. Eles também desempenham um papel vital ao fornecer informações básicas, consultoria sob medida e certificados de saúde necessários para facilitar a exportação de aves em todos os continentes.

#3 Compartimentação

Outra estratégia de sucesso comprovada é a compartimentação. O compartimento trata-se de um grupo de granjas autorizadas que estão sob um sistema comum de gestão de biossegurança, com um status sanitário distinto em relação a doença(s) específica(s), para as quais foram aplicadas medidas específicas de monitoramento, controle e biossegurança, visando o comércio internacional.

Esse conceito assegura que as economias locais tenham uma fonte confiável de proteína saudável. Em 2010, a subsidiária da Aviagen no Reino Unido foi a primeira empresa de avicultura do mundo a receber o status oficial de compartimento e, desde então, várias operações da Aviagen em todo o mundo passaram a ser certificadas, incluindo Brasil e Colômbia.

#4 Múltiplas bases de suprimento, locais e regionais

Esta quarta estratégia tem duas vertentes. A princípio, temos uma grande rede global, com bases de produção nos cinco continentes. Deste modo, nossos clientes sempre recebem suas aves, mesmo quando há restrições específicas de suprimento. Em seguida, localizamos as nossas instalações próximas aos clientes nos principais mercados avícolas do mundo. Nossas operações de produção, em contínuo crescimento, incluem mais de 260 unidades e 27 incubatórios que fornecem lotes de avós e matrizes de alta qualidade aos clientes, situados em mais de 100 países.

Usando a Europa e a América Latina como exemplos, temos instalações de produção em diversos países europeus e, na América Latina, estamos presentes no Brasil, Peru, Colômbia e Argentina. A Aviagen no Reino Unido é uma das bases do nosso programa de Pesquisa e Desenvolvimento, juntamente com os Estados Unidos, e ter programas paralelos garantem o fornecimento das nossas aves de última geração.

#5 Experiente equipe de exportação

É indispensável ter uma equipe experiente e proativa para orientar o embarque e a entrega das aves. Nossa equipe de Comércio Exterior nas mais diversas regiões, apoiada por uma rede de apoio global, coordena os pedidos das nossas bases de produção para clientes em todos os continentes. Ao fazer isso, a equipe cultiva relacionamentos estreitos com companhias aéreas, agentes de exportação e ministérios de agricultura, nos mais variados países.

Ela também participa ativamente de organizações como a Associação Internacional de Transporte de Animais (IATA) para garantir que os interesses do setor sejam bem representados. Além disso, a equipe trabalha para garantir o adequado treinamento dos colaboradores que manejam as aves e, enquanto as aves estão em trânsito aos clientes, nossa equipe de exportação monitora o ambiente de modo a garantir que as condições permaneçam ideais para as suas necessidades.

Quando ocorre qualquer problema como uma doença aviária, pandemia global, catástrofes naturais, cancelamentos de voos, manifestações políticas ou qualquer outro obstáculo às exportações, esses profissionais agem rapidamente, encontrando rotas comerciais alternativas e fazendo o que for necessário para garantir que os produtores avícolas mundiais recebam as aves saudáveis e com segurança, dentro dos prazos estipulados. Por haver muitas partes interessadas envolvidas no processo de exportação, a comunicação é absolutamente primordial e, durante a pandemia, reuniões via Zoom têm se mostrado muito úteis.

Meta: ajudar a alimentar o mundo

Como importante empresa de genética de aves, que atua no início da cadeia de produção avícola, a Aviagen leva a sério seu papel. Temos o sério compromisso de ajudar os nossos clientes na missão de fornecer às suas comunidades locais uma proteína acessível e sustentável, a carne de frango. Estratégias sólidas nos ajudam a cumprir essa missão, à medida que nos esforçamos para ajudar a criar um futuro melhor e mais sustentável para as pessoas, hoje e no futuro.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com