Primeiro dia do mês é recebido com frente fria e 35 mm de chuvas que atingem o Sudeste; confira a previsão do tempo para esta quarta e a média para o mês
A quarta-feira, 01, promete ser destacada por mudanças climáticas em todo o território brasileiro, com diferentes considerações para as diversas regiões do país.
Previsão do tempo para esta quarta
Sul
Na região Sul, as chuvas ainda persistem, embora com menor intensidade em comparação com os dias anteriores, devido ao afastamento da frente fria. Prevê-se pancadas de chuva, principalmente no noroeste do Paraná, com potencial para ventos, trovoadas e raios. Por outro lado, uma massa de ar seco e frio mantém o tempo firme, porém nublado, na maior parte do Rio Grande do Sul.
Sudeste
A frente fria exerce sua influência sobre o Sudeste, gerando previsões de volumes significativos de chuva, em cerca de 35 milímetros, nas regiões norte de São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente Minas Gerais. Temporais com ventos, raios e até mesmo a queda de granizo são ameaças que persistem até o final do dia.
Centro-Oeste:
O Centro-Oeste também recebe a frente fria, com potencial para chuvas fortes e volumosas em algumas áreas. Mato Grosso do Sul destaca-se com a previsão de volumes entre 40 e 70 milímetros, além do risco de vendavais, raios e granizo. Em Mato Grosso e Goiás, embora haja previsão de chuvas significativas, o risco de tempestades é um pouco menor.
Nordeste
Na região Nordeste, a chuva começa a se espalhar lentamente pela Bahia devido à aproximação de instabilidades, com volumes de 5 a 15 milímetros. No entanto, a maior parte da região permanecerá seca, ensolarada e extremamente quente.
Norte
Na região Norte as chuvas se concentram principalmente entre Rondônia, Acre e o oeste do Amazonas, proporcionando certo alívio quanto ao solo seco e às queimadas nessas áreas. No entanto, o problema persiste em estados como Roraima, Amapá, Pará e Tocantins, com previsão de chuvas isoladas e volumes abaixo dos 5 milímetros.
Previsões para o mês de novembro
Além das previsões diárias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) forneceu informações sobre as expectativas para o mês de novembro em todo o Brasil.
Região Norte e Nordeste:
Na Região Norte, espera-se chuva abaixo da média em algumas áreas, o que inclui estados como Roraima, Amapá, centro norte do Amazonas, Pará, Tocantins e grande parte da Região Nordeste, com volumes previstos inferiores a 80 milímetros.
Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste:
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuva acima da média, com a volta da chuva em áreas do sudeste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, onde os volumes previstas podem superar 200 mm. No Sul, também prevê-se chuva acima da média em todo o território, com volumes previstos que podem ultrapassar 160 mm no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Impacto na safra
Quanto ao impacto do clima na safra, a previsão destaca que os baixos volumes de chuva em áreas do Matopiba podem manter os níveis de água no solo baixos, enquanto o retorno gradual das chuvas na grande parte do Brasil Central será importante para a recuperação do armazenamento de água no solo. Em algumas áreas, o excesso de chuva pode resultar em encharcamento do solo.
Temperaturas
Em relação às temperaturas, a previsão indica temperaturas médias acima da média em grande parte do país, com destaque para áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde as temperaturas médias podem superar 28°C . No entanto, a ocorrência de dias consecutivos com chuva nas regiões Sul e Sudeste pode amenizar as temperaturas, levando-as a valores inferiores a 24°C.
Escrito por Compre Rural com informações do portal Canal Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.