Como melhorar a sua produção de bezerros

PARTILHAR
Foto: L. M Nieto / @lmnieto

Para produzir e entregar um produto com qualidade e eficiência, é preciso investir nos cuidados porteira adentro; Como melhorar a sua produção de bezerros!

A produção de bezerros tem aumentado consideravelmente este ano. A expectativa é que 2021 encerre com 52,75 milhões de cabeças, um crescimento de 2,43% em relação a estimativa de 2020 (51,50 milhões de cabeças). Mas, para produzir e entregar ao mercado um produto com qualidade e eficiência, é preciso investir nos cuidados porteira adentro, até porque a escolha de um bom reprodutor começa bem cedo. Veja como melhorar a sua produção de bezerros!

Essa criação, seja de macho ou de fêmea, é considerada uma das atividades mais importantes para se ter um rebanho que atenda às necessidades do produtor. Isto é, o sistema precisa atender as demandas da propriedade, proporcionando benefícios e lucratividade. O tema vem sendo abordado aqui no Portal, mostrando a necessidade de se produzir aquele animal com o padrão que o mercado deseja, que atenda a alguns princípios!

Parece uma pergunta um tanto quanto “boba”, mas afinal de contas: “Qual é o tipo de bezerro que você oferta para o mercado?“. Pois bem, o cenário para o setor de cria foi e será de grande demanda no médio prazo, tendo em vista a alta demanda frente ao ciclo pecuário.

Mas se, de fato, há uma grande parcela de pecuaristas que está produzindo sem se orientar pelas demandas de mercado, por outro lado, existem outros grupos de produtores que estão garantindo uma safra de bezerros que vão render uma carne diferenciada na hora do abate.

“A finalidade de produzir bezerros é que sigam as principais características de seleção, ou seja, eu posso ter um mercado lá no Norte, um no Sul, ou no Centro-Oeste, o importante é que se encaixe nas principais características para se fazer um bom produto”, afirma Marcos Labury, técnico de Corte.

Para especialistas, a melhor estação de parição considerada a nível do Brasil está entre os meses de julho a outubro, tendo os melhores bezerros em função de peso, rendimento e retorno financeiro. Só que para produzir bezerros de qualidade é preciso planejamento para tentar driblar os desafios, que começam desde a escolha do reprodutor até o período de nascimento do animal.

Com auxílio dos profissionais, você faz a escolha do melhor reprodutor, de acordo com suas necessidades e objetivos, e recebe orientações para ter fêmeas que procriem um bezerro por ano.

Vacas jovens da raça nelore com sua primeira cria
Como melhorar a sua produção de bezerros. Foto: José Cavalcanti

“Eu tenho nove meses de gestação, mais um mês e meio para o retorno do aparelho reprodutivo da fêmea para o funcionamento normal. Ou seja, a vaca que pariu mês passado, julho, ela tem agosto e o princípio de setembro para ficar prenha e me dar um bezerro por ano. Esse é o sinal de um excelente planejamento”, destaca o técnico da Alta.

Produção de bezerros com o padrão de bezerro que o mercado cobiça

Como o tema central da nossa matéria é determinar o tipo de bezerro que o mercado procura, vamos listar e tentar entender quais seriam os fatores a serem levados pela pecuária de cria na hora de produzir animais para o mercado da recria e terminação.

Segundo analistas e pecuaristas, é preciso que o país tenha um foco em produzir animais de ciclo curto, mas o que significa isso. Animais de ciclo curto possuem a chamada precocidade em suas três vertentes: Precocidade de crescimento, precocidade de acabamento e precocidade reprodutiva.

@estanciabahialeiloes

Dessa forma, vamos conseguir emprenhar novilhas aos 14 meses, abater animais antes dos 30 meses de idade com peso ideal e excelente acabamento de carcaça. Entretanto, fatores como o temperamento racial, adaptação a região onde irá ser manejado e padronização do rebanho.

Precisamos, cada vez mais produzir animais sustentáveis, ou seja, redução no tempo de produção destes animais, reduzindo a emissão de carbono, redução no tempo do cocho e entrega de carne premium.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com