Compradores da Europa conheceram os cafés de Minas

Compradores da Europa conheceram os cafés de Minas

PARTILHAR
Compradores-da-Europa-conheceram-os-cafés-de-Minas
Foto: Divulgação

Compradores da Europa que estiveram durante a Semana Internacional do Café conheceram os cafés da Mantiqueira no estado de Minas Gerais.

Uma das programações da Semana Internacional do Café (SIC) deste ano foi a “Trip to Origin”. Compradores e torrefadores de café de Alemanha, Bulgária e Bélgica, acompanhados por representantes do Senar Minas, Sebrae-MG, Café Editora e da Mantiqueira de Minas conheceram toda a cadeia produtiva do café do sul de Minas Gerais. O analista técnico da Formação Profissional Rural e coordenador do programa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Café) no estado, Caio Sérgio Oliveira, representou o Sistema Faemg durante as visitas na região da Mantiqueira.

A programação foi dividida em três dias. Em todas ocorreram visitas a fazendas produtoras e cuppings de café. No primeiro dia o grupo conheceu a Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde – Cocarive, em Carmo de Minas. Os visitantes assistiram a uma apresentação da cooperativa feita pelo expert manager, Wellington Carlos Pereira, que estava acompanhado do presidente da cooperativa, Antônio José Junqueira Vilela. Após o cupping de café, o grupo seguiu para a Fazenda Condado, do produtor Ibraim Chaib de Sousa.

Compradores-da-Europa-conheceram-os-cafés-de-Minas
Foto: Divulgação

“A cafeicultura para mim é uma paixão. Meu avô era produtor, meu pai e eu seguimos o mesmo caminho e, agora, os meus filhos também. A visita de pessoas do exterior é extremamente importante, até porque temos o interesse comercial. Esperamos que dê bons frutos”, diz Ibraim. A Fazenda Condado tem uma história desde 1915 e na última safra eles colheram duas mil sacas de café.

No segundo dia foi a vez da comitiva conhecer a Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí – Coopervass. Teve apresentação institucional, cupping de amostras de cafés (na foto abaixo) e também visitação ao armazém, onde analisaram o processo de armazenagem e características do local. Visitaram ainda a Fazenda Capadócia, do produtor Augusto Borges, viram a estrutura e tomaram um café com produtos típicos da roça.

Compradores-da-Europa-conheceram-os-cafés-de-Minas
Foto: Divulgação

A comitiva seguiu para a Associação dos Produtores do Alto da Serra (APAS). O grupo percorreu duas fazendas produtoras. Daniele Fantini Lima Santos, analista do setor de agronegócio do Sebrae-MG, estava com o grupo. “É a primeira vez que participo da Trip. Essa ação amplia o acesso ao mercado internacional e quando eles vêm na região e tem a oportunidade de conhecer a história do produtor e o seu produto, isso agrega muito valor”.

No último dia de programação, eles foram até a Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda (CooperRita). Foi feito um giro com o grupo pela cooperativa, tiveram provas de cafés e visitação nas fazendas produtoras do grão. Uma delas fica no município de Cachoeira de Minas.

“É interessante receber compradores na nossa região porque possibilita apresentar toda a cadeia produtiva do café, desde a tradição do cafeicultor, sua família, até a produção e comercialização. E o nosso forte é o café artesanal produzido por agricultores familiares”, diz o representante da Cooperativa, Jesiel dos Santos Chagas.

A ação que integra a SIC foi uma realização do Sistema Faemg, Sebrae-MG, Café Editora e Governo de Minas. O comprador da Alemanha, Richard Stiller, que é chapter manager da Specialty Coffee Association, disse que é muito animadora essa visita e que está muito contente pela oportunidade de conhecer os melhores cafés do país.

Semana Internacional do café bate recordes

Mantiqueira de Minas

A Mantiqueira de Minas fica ao sul do estado de Minas Gerais. A região é uma das mais premiadas do Brasil, quando se trata de um café de qualidade e de excelente bebida. O resultado é devido a tradição em produzir cafés especiais. É reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Indicação de Precedência (IP).

A Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira – APROCAM é a entidade que coordenada todas as atividades de comercialização dos cafés da Mantiqueira de Minas das cooperativas e sindicatos associados. Hoje ela agrega 25 municípios da região. São 9.200 produtores atendidos e 89% deles são cafeicultores familiares. A área em produção é de 70 mil hectares e por ano são colhidas cerca de 1.500.000 sacas de 60/kg de café.

Concurso premia os melhores cafés do Brasil

Via FAEMG

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.