ConceptPlus da Alta atinge 2 mi de dados avaliados

ConceptPlus da Alta atinge 2 mi de dados avaliados

PARTILHAR
Vacada Nelore com Bezerro Angus no Pé
Foto: Asbia

ConceptPlus se consolida como mais consistente e confiante no mercado mundial.

A Alta, empresa de melhoramento genético bovino, divulga a lista de touros ConceptPlus na base de dados 2017. O programa, exclusivo de fertilidade de sêmen, identifica os animais com melhor fertilidade no campo e desempenho acima da média em programas de IATF.

“O ConceptPlus tem como objetivo apresentar respostas concretas das variações de fertilidade no campo, que não podem ser diagnosticadas em testes laboratoriais”, explica Manoel Sá Filho, gerente de programas especiais da Alta.

Unindo dados de mais de 1176 fazendas, localizadas em 15 estados brasileiros – além de países parceiros como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai -, a abrangência aumenta a capacidade e a segurança das respostas do programa.

Neste ano, a plataforma ampliou seu banco de dados. Com crescimento de 23% foram analisados 250 touros, sendo identificados 70 animais com aproveitamento e fertilidade elevadas. Atualmente, o banco de dados Alta, possui 2 milhões dados coletados, se consolidando como a plataforma de maior consistência e confiança do mercado mundial.

Os touros identificados como ConceptPlus são classificados após um processo que passa por coleta de dados no campo, filtro de qualidade e análise bioestatística.

Umas das etapas mais importantes do programa, realizada após a coleta e filtragem dos dados, é a análise bioestatística. Existem inúmeros fatores que alteram e afetam o sucesso gestacional, como por exemplo, o estado nutricional das fêmeas, a fazenda em que estão alojadas, o inseminador, a categoria animal, entre outros. Mas, “apesar desses fatores, o programa de bioestatística consegue isolar a influência do touro na taxa de concepção obtida.

Diferenciando-se de outros programas a fertilidade, o ConceptPlus conta com base de dados móveis. Utilizando apenas informações das duas últimas estações reprodutivas, os resultados refletem a realidade atual dos touros, sendo possível identificar rapidamente qualquer alteração de fertilidade nos indivíduos. Deste modo, o ConceptPlus torna-se o programa de teste de prenhez à IATF mais robusto e confiável do mercado”, diz.

Os touros que apresentam desempenho abaixo da média têm suas vendas canceladas. “Com o compromisso de entregar melhores resultados aos nossos clientes, somente neste último ano conseguimos identificar 14 touros de pior fertilidade que já foram excluídos da bateria e suas doses descartadas”, ressalta Manoel Sá.

Um dos grandes desafios do ConceptPlus é a identificação de touros jovens. O reconhecimento desses animais propicia o crescimento, e principalmente, a vida longa do programa, por isso, a Alta vem promovendo ações técnicas e comerciais, focando em especial o uso e compra desses touros jovens, garantindo a renovação e manutenção dos touros Concept Pus na bateria da Alta Genetics.

Fonte Asbia