Confira o que houve na primeira reunião sobre a segurança na 50ª Expomontes

“Existe um esforço conjunto por parte das forças de segurança, no sentido de reforçar o policiamento nos dias dos eventos”.

A primeira reunião do Comitê de Segurança Pública da 50ª Expomontes foi realizada, nesta quinta-feira (09), na sede da RISP, em Montes Claros. Estavam presentes representantes das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Penal; Bombeiros; Exército; Sociedade Rural; Cia Promoções; das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Saúde e Defesa Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros; Procon; MCTRANS; e Conselho Tutelar.

Dados da PM conferem 168 ocorrências em quatro edições, sendo: 2018- 61; 2019-47; 2022-28; e 2023-32, para um público de cerca de 400 mil pessoas em dez dias. Segundo o Capitão Frederico Borges Evangelista, Chefe da Seção de Planejamento da 11ª RPM, a Expomontes é um evento extremamente seguro.

Mitigação de impactos e reparação dos danos causados pelas enchentes e desastres climáticos

“Existe um esforço conjunto por parte das forças de segurança, no sentido de reforçar o policiamento nos dias dos eventos, de forma que haja uma supremacia de policiais atentos e dispostos a garantir a segurança de todas as pessoas que ali frequentam. É um evento de relevância regional, quiçá estadual e que demanda um esforço conjunto muito grande do ponto de vista do planejamento e da execução do trabalho policial. Em razão disso, nos reunimos para que possam alinhar e fazer um trabalho para garantir a segurança de todos”, destacou o Militar.

O comitê foi criado em 2018 e de lá pra cá uma série de medidas e condutas foram desenvolvidas.

Para o delegado regional, Bruno Rezende, a Polícia Civil, a exemplo de outras Expomontes, trará o ônibus, que é uma delegacia móvel, que fica durante todos os dias ou praticamente todo o evento, dando esse suporte à Polícia Judiciária na identificação de eventuais autores de crimes, como aconteceu ano passado, que inclusive culminou na prisão em flagrante de alguns suspeitos.

“Além disso, deve deslocar a estrutura da delegacia especializada de atendimento à mulher, para que a gente tenha ali uma sensibilização, uma panfletagem e uma fiscalização das violências atreladas ali contra as mulheres, contra crianças e adolescentes. Ela tem também um reforço da sua equipe de apoio, que fará a fiscalização ostensiva no parque, além de atuação das equipes de inteligência, evitando furtos de celulares, como tem acontecido nos últimos eventos ou outros crimes. Toda essa estrutura é reforçada também pela delegacia de plantão. A Polícia Civil é uma parceira da cidade e o evento, e manterá toda a estrutura necessária para garantir a segurança no local.”

Ele também compartilha de que a Expomontes é um evento seguro, um dos maiores eventos do estado de Minas Gerais.

Renato Alencar, diretor jurídico da Sociedade Rural, salienta que é fundamental o Comitê, porque é dele que sai toda a estratégia de segurança e do êxito da Expomontes.

“Então, começamos mais cedo para que todos os detalhes fiquem bem claros e que a população possa usufruir de uma exposição segura e muito alegre. A Sociedade Rural, contribui e colabora com todas as forças de segurança, esperando que o evento, que recebe 400 mil pessoas, seja cada vez melhor”, destacou.

Expomontes

A Expomontes será realizada de 28 de junho a 07 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM