Confira panorama atual e perspectivas para a agricultura e pecuária em Goiás

“O plantio de milho 1ª safra está discreto em comparação à safra anterior, com produtores priorizando a soja”.

As chuvas, ainda que irregulares, trouxeram alívio para os produtores de soja em Goiás, impulsionando o plantio da safra 2023/24. É o que mostra o Agro em Dados de janeiro, divulgado nesta quinta-feira (04) pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás .

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou a semeadura da oleaginosa até 12 de janeiro, em decorrência da forte influência do fenômeno climático El Niño, que ocasionou irregularidades das chuvas e elevadas temperaturas no segundo semestre de 2023. “A produção da safra anterior favoreceu a manutenção dos estoques de passagem, o que deve contribuir para atender à demanda internacional, especialmente da China. O plantio de milho 1ª safra está discreto em comparação à safra anterior, com produtores priorizando a soja”, explica Patrícia Honorato, superintendente de Produção Rural da Seapa.

O boletim mostra o aumento no abate de bovinos, consolidando Goiás em 2° no ranking nacional da atividade e fechando o 3° trimestre de 2023 com um crescimento de 11,4%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaca-se que o acesso a mercados exigentes impulsionou investimentos na engorda de fêmeas precoces, garantindo carne de alta qualidade e remuneração superior. Para 2024, a perspectiva é manter ou ampliar a produção pecuária. Já na cadeia goiana de suínos, as exportações foram impulsionadas pela competitividade e qualidade da carne. A oferta de animais para abate ao longo do ano permanece reduzida, conforme dados da Pesquisa Trimestral de Abate do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o 3º trimestre de 2023 fechou com um aumento de 0,3%, em relação ao mesmo período do ano anterior, que soma 508,3 mil cabeças. No setor avícola, registrou alta de 4,7%, na mesma base de comparação, totalizando 118,2 milhões de cabeças.

Para o cenário lácteo, a gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa estima que, no acumulado 2023, a captação siga estável em comparação ao ano anterior e destaca que o foco para 2024 é a competitividade. O acumulado dos três primeiros trimestres do ano de 2023 fechou com crescimento de 1,3%, se comparado ao mesmo período de 2022, totalizando 1,6 bilhão de litros.

Café 

Com sua maior concentração em áreas irrigadas, o cultivo do café arábica em Goiás ainda busca espaço frente a outras culturas. A safra de 2023 enfrentou desafios devido à bienalidade negativa, resultando em redução de produtividade. As áreas em formação cresceram 117,1%, indicando investimentos promissores. “O uso de tecnologias de manejo tem contribuído para manter o estado em posição de destaque no cenário nacional de produtividade, com a expansão das áreas em formação e investimentos promissores o cultivo do café arábica em Goiás ganha destaque no cenário nacional”, avalia o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.

Agro em Dados

Com essa ferramenta, o Governo de Goiás busca trazer informações de qualidade, ao mesmo tempo em que divulga seus principais resultados no setor agropecuário. As fontes de informações do Agro em Dados são, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Economia.
A edição de janeiro do Agro em Dados está disponível aqui.

Pesquisa

Elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Superintendência de Produção Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria, o informativo mensal Agro em Dados reúne os indicadores dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás.

Com o objetivo de fortalecer a análise de dados, a Seapa desenvolveu uma pesquisa anônima para enriquecer as informações do Agro em Dados, contribuindo para a constante evolução do boletim. A pesquisa está disponível aqui.

Fonte: Assessoria Seapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM