Conheça a história por trás da maior área de olho de lombo do Brasil

Colosso de vaca de criatório no interior de São Paulo possui a maior área de olho de lombo do Nelore no Brasil; medida está atrelada ao tamanho do contrafilé

Uma publicação impressionou milhares de pessoas na internet, uma matriz da raça Nelore com a seguinte legenda – “A maior AOL do Nelore – 171,70cm – com 9,16 de marmoreio e 31,96 EGS“. Todas essas medidas, obtidas por ultrassonografia de carcaça, é fruto de um trabalho de melhoramento genético da raça Nelore desenvolvido pelo Nelore do Golias, na cidade de Birigui, interior paulista. O criatório tem na produção de carne de qualidade com maciez e alto grau de marmoreio sempre preservando as características da raça como seu maior objetivo.

A matriz em questão é Felicidade do Golias (FSAT 1629), esse colosso espetacular de vaca tem na sua linhagem dois avôs que dizem muito sobre sua qualidade, seu pai, Ercules SC é filho do próprio genearca Golias IMP. e sua mãe, Alada do Golias é filha do Relevo do Golias. Nascida na Fazenda Água Branca em 25/11/2012, a doadora tem hoje cerca de 11 anos.

nossa musa Felicidade do Golias
Foto: Nelore do Golias

A matriz é uma das principais doadoras do criatório, seu primeiro parto foi em 2015. Ela já possui cerca de 200 filhos registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Devido a sua qualidade genética a fêmea é aspirada regularmente para a coleta do oócitos e posteriormente fertilizados em laboratório. A maioria dos seus filhos foram concebidos em vacas que servem de barrigas de aluguel, até para aumentar rapidamente a distribuição de sua genética.

felicidade do golias - ficha na abcz
Fonte: ABCZ

Qual é o zebuíno com maior área de olho de lombo, marmoreio e gordura subcutânea?

Segundo Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, para essas características, que são medidas por ultrassom na carcaça dos animais vivos, a associação, dentro do seu Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, o PMGZ, tem uma coleta de dados e uma pujança da informações para essas características na raça Nelore.

Abreu salienta ainda que estas avaliações tem influências que ultrapassam as características específicas em si. “E por que elas são importantes? A área de olho de lombo, por exemplo, que é a medida de um corte transversal do contrafilé, quanto maior essa área de olho de lombo em centímetros quadrados, maior vai ser o rendimento da porção de carne, de rendimento de carcaça desse animal. Quanto maior o marmoreio, que é aquela gordura entremeada no músculo, mais tem a ver com suculência e melhor sabor da carne. Nós temos a DEP para a raça Nelore dentro do PMGZ. E a espessura de gordura subcutânea, que no Zebu predomina aquela gordura na parte de fora, que reveste a carne, tem a ver com proteção (da carcaça) dentro da indústria frigorífica, mas também com acabamento, e isso é correlacionado com animais de maior precocidade também de acabamento e precocidade sexual”, esclareceu o zootecnista.

carne de qualidade de nelore
Foto: Nelore Birigui

Uma das maiores autoridades no assunto de qualidade de carne no Brasil, Roberto Barcellos, comentou sobre a imagem e ainda fez uma comparação com uma matriz da raça Angus – “Os critérios modernos de seleção para qualidade de carne são os mesmos, independente da raça. Buscamos ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de carcaça, rendimento de desossa e qualidade de carne. Existem vários caminhos para chegarmos aos objetivos.”

Ainda segundo Barcellos, uma carne de qualidade tem que ter: sabor, maciez e suculência. Também tem que ter padrão e consistência, ou seja, ter as mesmas características 100% das vezes.

“É uma linhagem pioneira, extraordinária e recordista em marmoreio dentro do Nelore”

fabio e lilica - nelore do golias
Foto: Diuvlgação

O Nelore do Golias nasceu em 2003 quando Fabio e Lilica Almeida iniciaram o resgate da linhagem do genearca Golias, utilizando alta tecnologia aliada à ciência, tendo como meta a produção de carne de qualidade com maciez e alto grau de marmoreio sempre preservando as características da raça.

Touro Nelore Golias IMP - genearca
Genearca Touro Nelore Golias IMP.

O projeto de marmoreio do casal, um dos mais conhecidos do país, é feito por meio de cruzamentos endogâmicos (entre parentes), ele resgatou a linhagem desse raçador, que havia sido importado da Índia em 1962 e deixara poucos descendentes, mas tinha um grande diferencial: sua progênie fornecia carcaças com marmoreio. Essa descoberta, em 2008, foi da zootecnista Marina de Nadai Bonin, durante seu trabalho de mestrado na USP-Pirassununga. Após avaliar progênies dos 13 maiores genearcas formadores da base genética do Nelore no Brasil, em características de carcaça, ela constatou que os filhos de Golias apresentavam médias superiores para área de olho de lombo (AOL) e marmoreio.

Naquele mesmo ano, o projeto Golias ganhou novos horizontes, com a formação do Condomínio Teles de Menezes e das bases de um plantel de matrizes a partir de 120 doadoras, que geram aproximadamente 700 prenhezes de FIV por ano, número que deve crescer ainda mais em futuro próximo. “Uma vez ouvi uma frase de James Cruden, ex-CEO da Marfrig Foods, que jamais esquecerei: quando o zebu conseguir produzir carne com maciez e marmoreio, colocará as raças britânicas debaixo do braço“, relembra Almeida, acrescentando: “Este é o diferencial que perseguimos”.

Nos últimos anos, o projeto Nelore Golias tem conseguido, com os frigoríficos parceiros, prêmios entre 5% e 15% sobre o indicador Cepea para as novilhas. Além da seleção estruturada no interior paulista, o criador tem mais quatro fazendas de recria/engorda distribuídas por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai, onde a genética é aplicada do berço à linha de abate.

No projeto de carne, as fêmeas são submetidas à ultrassonografia de carcaça quando atingem 11@, em média, aos 20 meses. Aquelas que apresentam mais de 3,5% de marmoreio na leitura são direcionadas para o mercado gourmet. As demais são destinadas ao abate, sendo terminadas a pasto com 16-17@ aos 24-30 meses, voltadas para o mercado commodity. No grupo de novilhas superiores, o índice de marmoreio chega a 5%, com suplementação a pasto. “Trabalhar marmoreio é como trabalhar precocidade sexual: precisamos dar condições para que o animal expresse a genética. Não existe almoço de graça”, diz Fabinho.

Conheça toda a história por trás do genearca Golias IMP., clicando aqui.

Sobre a Fazenda Água Branca

A centenária Fazenda Agua Branca, localizada às margens das Rodovias Marechal Rondon (SP-300) e Senador Teotônio Vilela, em Birigui – SP foi das pioneiras no Brasil na irrigação de cafezais e na plantação do rami (fibra natural). Fiel à sua história, desempenha uma vez mais seu papel de precursora, desta vez no campo da genética bovina. Em suas pastagens e instalações desenvolve-se hoje o trabalho de seleção genética do Projeto Nelore do Golias, baseado em cruzamentos homozigóticos visando resgatar a linhagem do genearca Golias POI.

Formada na década de 1910, a Fazenda Agua Branca, hoje produtora de genética bovina, carne bovina a partir dos métodos econômicos mais avançados para a produção de novilhos gordos em regime de pastagens, cana de açúcar e grãos, é facilmente acessível, no km 5 da Rodovia Sen. Teotônio Vilela, a 3 Km do perímetro urbano de Araçatuba/SP.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM