Conheça a recordista mundial de produção de leite da raça Guzerá

Laje FIV Boa Lembrança é um ícone da raça Guzerá, com recorde mundial de 13.484 kg de leite, liderança no Sumário Guzerá Leiteiro por nove anos e mãe de outros recordistas como GenBra Alkaia FIV e GenBra Cefeu FIV.

A raça Guzerá, uma das mais antigas e respeitadas no mundo, tem se destacado cada vez mais no Brasil, especialmente pela excelência genética e a impressionante capacidade produtiva de alguns de seus exemplares. Uma das maiores representantes dessa raça é a vaca Laje FIV Boa Lembrança, que se tornou um ícone na pecuária leiteira ao alcançar a impressionante marca de 13.484 kg de leite, um recorde mundial na categoria vaca adulta. Além disso, Laje é líder do Sumário Guzerá Leiteiro por nove anos consecutivos e mãe de outros animais recordistas, como a GenBra Alkaia FIV e a GenBra Cefeu FIV.

Os filhos de Laje FIV Boa Lembrança, GenBra Alkaia FIV e GenBra Cefeu FIV, têm seguido os passos de sua mãe com conquistas notáveis na raça Guzerá. GenBra Alkaia FIV estabeleceu um novo recorde para fêmeas jovens, superando o recorde anterior da categoria em mais de 1.800 kg, em sua primeira lactação. Já GenBra Cefeu FIV é o mais jovem reprodutor contratado por uma Central de Sêmen, é o único Guzerá com mais de 60.000kg de leite em seu pedigree. Líder do Sumário Geral de Touros Guzerá Leiteiro, ele possuí genótipo a2a2.

O Guzerá é uma das raças zebuínas mais antigas do mundo, com uma história milenar. Originária da Índia, onde vestígios arqueológicos, como selos e cerâmicas de terracota, comprovam sua existência há cerca de 5 mil anos, a raça possui uma simbologia rica e uma presença marcante.

Os grandes chifres em lira e sua adaptação ao ambiente árido da região predesértica de Kutch, em Gujarat, destacam o Guzerá como um dos bovinos mais resistentes e robustos. Seu habitat original abrange áreas ao norte do deserto de Thar e do deserto de Sind, entre a Índia e o Paquistão. E, o clima no Brasil, não seria diferente para que a raça alcançasse o sucesso.

Além disso, cabe destacar que o Guzerá foi a primeira raça de gado zebuíno a ser introduzida no Brasil, trazida pelo Barão de Duas Barras, e logo se adaptou ao clima tropical do país. Inicialmente, desempenhou um papel importante nas fazendas de café do Rio de Janeiro, sendo usado para puxar carroças e vagões. Essa raça também foi pioneira no melhoramento genético brasileiro, consolidando-se como o zebuíno mais antigo selecionado no país.

Conheça a recordista mundial de produção de leite da raça Guzerá, a matriz Laje FIV Boa Lembrança

Em 2018, a vitória de Laje FIV Boa Lembrança trouxe uma grande comemoração para o criatório GenBra. O feito foi celebrado com entusiasmo, pois a matriz não apenas se tornou a recordista mundial de produção de leite da raça Guzerá para vaca adulta, como também conquistou um feito inédito na história do sumário leiteiro. “O ano era 2018… Recorde Mundial Lactação Vaca Adulta superado com louvor! Pela primeira vez na história, uma Recordista é, também, a líder do Sumário Leiteiro”, comemorou o criatório.

Esse marco foi registrado em uma icônica foto (veja abaixo) pelo fotógrafo Jadir Bison, que eternizou o momento de orgulho e reconhecimento do trabalho incansável da equipe GenBra na seleção e melhoramento da raça Guzerá.

Laje FIV Boa Lembrança
Foto: Jadir Bison

Além do título, Laje FIV Boa Lembrança é também mãe de outros recordistas, como GenBra Alkaia FIV, que, em sua primeira lactação, produziu 9.802 kg de leite, superando o recorde anterior da categoria fêmea jovem em mais de 1.800 kg. Esse desempenho extraordinário é um reflexo direto do cuidadoso trabalho de melhoramento genético da raça, conduzido pelo criatório GenBra.

GenBra Alkaia FIV - Guzera Leiteiro
GenBra Alkaia FIV / Foto: Patrick Vitoriano

GenBra, que desenvolveu e consolidou essa linhagem, é referência na criação de Guzerá leiteiro no Brasil. Seu programa de seleção genética busca preservar as melhores características da raça, como resistência, longevidade e alta produtividade leiteira. Alkaia FIV é o único animal da raça cuja mãe, pai, avô e bisavô também foram líderes do Sumário Guzerá Leiteiro, o que simboliza a consistência e a excelência genética dessa linhagem.

GENBRA CEFEU FIV - GUZERÁ LEITEIRO

O criador Eros Gazzinelli, responsável pelo criatório GenBra, destaca que Alkaia é um marco na história do Guzerá leiteiro. Segundo ele, “Alkaia é a materialização dos resultados do sumário Guzerá leiteiro”, comprovando que a raça possui um potencial genético consistente e aprimorado ao longo dos anos. Os números são tão impressionantes que, em pesagens oficiais da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Alkaia chegou a produzir mais leite que o recorde de torneio para fêmeas jovens, com 38,2 kg em sua primeira lactação.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM