Uma vaca leiteira da raça girolando meio-sangue, produz em média, 23 kg de leite por dia, mas uma vaca chamada Lilica roubou a cena em um torneio; Conheça a ‘vaca raiz’ que produziu 103 kg de leite
No interior de Minas Gerais, uma vaca de nome Lilica tem impressionado a comunidade agrícola com sua notável capacidade de produção de leite. Com mais de 650 kg e 2 metros de comprimento, Lilica, da raça girolando meio-sangue, alcançou um feito notável ao produzir mais de 100 kg de leite em um único dia durante um torneio no último fim de semana, quatro vezes a média usual. Esta façanha destacou a eficiência e o potencial dessa raça no cenário leiteiro.
“A Lilica realmente é uma vaca diferenciada”, afirmou Fábio Portugal, dono da fazenda onde Lilica reside, em Santa Bárbara do Monte Verde. “Ela come a mesma ração feita com silagem e milho e recebe o hormônio Lactrotopin, que estimula a produção de leite, assim como as outras vacas.”
O pesquisador e especialista em genética da Embrapa, Marcos Vinicius Gualberto, explicou que a média de produção de leite de uma vaca da raça girolando meio-sangue é de cerca de 23 kg por dia, tornando o desempenho de Lilica ainda mais impressionante.
O organizador do evento, Nathan, em que Lilica foi a grande vencedora, contou que ela produziu 103,540 kg em um único dia e, destacou o feito de Lilica ao declarar: “Isso é muita coisa! Principalmente se for considerar que a segunda colocada produziu 82 kg.”

Embora sempre tenha sido uma vaca de alta produção, Fábio Portugal admitiu que a quantidade dessa vez foi surpreendente, especialmente considerando que Lilica está apenas na sua terceira lactação.
Apesar do impressionante desempenho de Lilica, ela não detém o recorde mundial. Há um ano, uma outra vaca chamada Baleia produziu 132,2 kg de leite durante o Torneio de Gado Leiteiro de Passos. No entanto, Lilica ainda se destaca significativamente dentro de sua categoria.
Marcos Vinicius Gualberto, da Embrapa, destacou ainda que a raça girolando é responsável por 80% da produção de leite no Brasil, sendo Minas Gerais a região com maior concentração desses animais. “A girolando é a raça que mais cresce no país com a produção de sêmen,” disse Gualberto, sublinhando o crescente reconhecimento nacional e internacional dessa raça.

Fábio Portugal, que preza pelo bem-estar dos seus animais, enfatiza a importância de um manejo adequado. “Nós buscamos um manejo que se preocupe com o bem-estar dos nossos animais, por isso eles recebem acompanhamento com nutricionista, ficam em uma área com climatização e tomam banhos diariamente. Quando você dá conforto para o animal, a expectativa é de que ele tenha maior produção,” explicou.
Girolando é a raça que mais cresce no país com a produção de sêmen. Com isso, o animal vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional.
A alimentação das vacas na fazenda é um aspecto crucial do manejo. Fábio destaca que tanto Lilica quanto as outras vacas consomem uma ração volumosa feita de silagem de milho, produzida na própria fazenda com a ajuda de um nutricionista. Esse cuidado com a alimentação é um dos fatores que contribuem para a alta produção de leite.

Com planos ambiciosos para o futuro, Fábio Portugal pretende utilizar os óvulos de Lilica para fertilização in vitro, visando criar novas vacas com o mesmo potencial genético. “Esperamos que as vacas que vão nascer com o material genético da Lilica tenham a mesma tendência de alta produção de leite,” afirmou Fábio, vislumbrando um futuro promissor para sua produção leiteira.
O desempenho notável de Lilica no torneio e sua contribuição para a produção de leite ressaltam a importância de um manejo cuidadoso e uma genética robusta na pecuária leiteira. Com seu sucesso, Lilica não só coloca a fazenda de Fábio Portugal em destaque, mas também exemplifica o potencial da raça girolando no Brasil.

Alerta: ciclone extratropical traz chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; veja a previsão
Sistema severo atinge o Sul do Brasil, enquanto a ZCAS mantém volumes elevados de chuva no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, elevando o risco de alagamentos, temporais e impactos no agronegócio.
Aprovado projeto que libera porte de arma para donos e associados de clubes de tiro
Texto altera o Estatuto do Desarmamento, amplia direito ao porte de arma para proprietários, dirigentes, filiados de clubes de tiro e donos de lojas de armas, e ainda precisa passar pela CCJ antes de seguir ao Senado
Continue Reading Aprovado projeto que libera porte de arma para donos e associados de clubes de tiro
Confira o calendário das feiras agropecuárias em 2026, responsáveis por movimentação bilionária
Com eventos espalhados por todas as regiões do país, calendário das feiras agropecuárias em 2026 confirma retomada do investimento, avanço tecnológico e força econômica do agronegócio brasileiro
Conheça o Elfo do Porto Azul, o cavalo que mudou a marcha picada para sempre
Invicto nas pistas, líder absoluto como reprodutor e responsável por padronizar a marcha picada moderna, Elfo do Porto Azul é considerado por criadores e especialistas como o maior garanhão da história da modalidade no Brasil.
Continue Reading Conheça o Elfo do Porto Azul, o cavalo que mudou a marcha picada para sempre
Comprar ou arrendar? Como se comportou o preço do hectare em 2025 e as projeções para 2026
Análise do preço do hectare em 2025 e custos da safra 25/26 segundo Imea e Senar. Consultores alertam: comprar ou arrendar exige cálculo de margem zero
Orçamento: Lula veta proteção ao seguro rural e à Embrapa e e amplia incertezas para produtores
Decisão de Lula retira proteção a recursos do seguro rural e da Embrapa, gera reação imediata da bancada ruralista e amplia incertezas para produtores em um cenário de riscos climáticos e aperto fiscal





