Vaca Baleia produziu 132,2 kg de leite e quebra recorde mundial 

Vaca de produtor de Alpinópolis bate recorde mundial de produção de leite em torneio em MG; Vaca Baleia produziu 132,2 kg de leite nas três primeiras ordenhas feitas no mesmo dia, derrubando o recorde anterior que era de 127 kg de leite.

A pecuária leiteira é um dos principais setores da economia mundial, se destacando pela geração de emprego e, também, pela produção de um dos alimentos mais importantes para o ser humano, o leite. Dentro desse setor, o chamado torneio leiteiro é sempre esperado pelos apaixonados pelo mundo do leite. E foi justamente em um desses momentos que uma vaca holandesa, a Baleia, do Brasil foi consagrada a maior produtora de leite do mundo.

A Exposição Agropecuária de Passos (Expass Agro) começou quebrando o recorde mundial de produção de leite. Uma vaca produziu 132,2 kg em produção de leite, um recorde alcançado mundialmente, se tornando a que mais produziu leite no mundo. O torneio foi realizado em Passos (MG). A Vaca Baleia pertence à raça holandesa. Nas três primeiras ordenhas realizadas no mesmo dia, ela produziu 132,2 kg de leite. O feito aconteceu durante o torneio de Gado Leiteiro, que aconteceu na cidade mineira, que a medição foi feita e que comprovou a quantidade de leite produzida pelo animal.

Na competição, o leite é medido por quilos devido à densidade do produto. A Baleia –  a vaca holandesa Baleia, do produtor rural Murilo Rios Lemos, da Fazenda Promissão produziu 5 kg a mais do que a vaca Marília, que é do estado de São Paulo e detinha o recorde mundial desde 2019. A vaca leiteira, antiga recordista, era a Marília FIV Teatro de Naylo. Em 2019, exatamente no dia 03 de agosto, ela bateu o recorde mundial produzindo mais de 127 kg de leite.

Sobretudo, o torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar ás pessoas a origem do leite que chega às suas mesas. Além disso, essa modalidade tem crescido bastante e, a cada dia, ganha mais relevância no cenário do agronegócio. Todo ano temos os grandes torneios leiteiros, onde genéticas são postas à prova, animais mostram porque são considerados os maiores produtores de leite e, quase sempre, alcançam recordes mundiais.

O torneio acontece em Passos desde segunda-feira (26) e termina nesta quinta-feira (29). O recorde mundial foi quebrado logo no primeiro dia de competição. A ordenha é mecanizada e deve ser feita no tempo de 20 minutos. Depois, o leite é pesado.

Além de Baleia, outros animais do torneio também mostraram resultados promissores, incluindo a vaca Poesia, de Alpinópolis, que produziu 129,7 quilos no primeiro dia do torneio. A Expass Agro, que é realizada em homenagem ao produtor rural José Coelho Vitor, conhecido como Zé Cabo Verde, irá até 2 de julho, com eventos como o Leilão Elite de Gado de Leite.

Vaca de produtor de Alpinópolis bate recorde mundial de produção de leite em torneio em MG — Foto: Reprodução/EPTV

“Uma vaca fenomenal, vindo do Paraná. Essa vaca não é cria minha, mas veio pra esse torneio e surpreendeu todos nós. Até mesmo quem estava no pavilhão junto com a gente está assustado com a lactação da vaca”, afirmou Murilo Rios Lemos, produtor.

A Vaca Baleia recebe tratamento adequado para além da genética. Ela toma banho cinco vezes ao dia, tem espaço de descanso apropriado, incluindo ventilador e ainda possui alimentação balanceada. Murilo Rios Lemos disse que a lactação de baleia assustou a todos. “Até mesmo quem estava no pavilhão junto com a gente está assustado com a lactação da vaca”, afirmou.

Segundo o Guiness World Record, Marília FIV Teatro de Naylo, da raça girolando, que atingiu 127,57 quilos, também em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP), foi superada pela vaca Baleia.

Produtor rural em Alpinópolis, Murilo Rios Lemos conta que herdou dos pais o gosto pelo agronegócio. Ele atua com a família na criação de gado leiteiro, produção de café e soja e se inscreveu no torneio com esperança, mas não imaginou quebrar um recorde internacional.

Questionado sobre a sensação do feito, Murilo Lemos assegurou que está muito feliz com o que aconteceu, e que isso é resultado do trabalho de todos da Fazenda Promissão. “O animal veio de uma fazenda no Paraná e agora teremos um longo caminho pela frente. Trata-se de uma vaca de linhagem holandesa de apuração de gado genético, uma vaca muito pura, e tem seus descendentes da raça. Baleia pesa 650 kg e está com 3 anos de idade”, afirmou.

Torneio de Passos  e premiação

O torneio de Gado Leiteiro de Passos acontece desde a segunda-feira (26) e termina nesta quinta-feira (29). Além do torneio, acontece a feira de agronegócios, onde os produtores aproveitam para ver as novidades e se atualizarem no ramo.  No espaço, mais de 50 exposições de maquinários e insumos agrícolas estão à disposição dos produtores. A curiosidade deste ano é que o recorde mundial foi quebrado já no primeiro dia de competição.

A premiação acontece da seguinte forma: na categoria “girolando leiteiro e aberto“, os vencedores da categoria ganham um carro 0 km. Na categoria “bubalino”, que termina na sexta-feira (30), o vencedor ganha uma moto 0 km.

Vaca de produtor de Alpinópolis bate recorde mundial de produção de leite em torneio em MG — Foto: Reprodução/EPTV

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM