
Uma vaca leiteira da raça girolando meio-sangue, produz em média, 23 kg de leite por dia, mas uma vaca chamada Lilica roubou a cena em um torneio; Conheça a ‘vaca raiz’ que produziu 103 kg de leite
No interior de Minas Gerais, uma vaca de nome Lilica tem impressionado a comunidade agrícola com sua notável capacidade de produção de leite. Com mais de 650 kg e 2 metros de comprimento, Lilica, da raça girolando meio-sangue, alcançou um feito notável ao produzir mais de 100 kg de leite em um único dia durante um torneio no último fim de semana, quatro vezes a média usual. Esta façanha destacou a eficiência e o potencial dessa raça no cenário leiteiro.
“A Lilica realmente é uma vaca diferenciada”, afirmou Fábio Portugal, dono da fazenda onde Lilica reside, em Santa Bárbara do Monte Verde. “Ela come a mesma ração feita com silagem e milho e recebe o hormônio Lactrotopin, que estimula a produção de leite, assim como as outras vacas.”
O pesquisador e especialista em genética da Embrapa, Marcos Vinicius Gualberto, explicou que a média de produção de leite de uma vaca da raça girolando meio-sangue é de cerca de 23 kg por dia, tornando o desempenho de Lilica ainda mais impressionante.
O organizador do evento, Nathan, em que Lilica foi a grande vencedora, contou que ela produziu 103,540 kg em um único dia e, destacou o feito de Lilica ao declarar: “Isso é muita coisa! Principalmente se for considerar que a segunda colocada produziu 82 kg.”

Embora sempre tenha sido uma vaca de alta produção, Fábio Portugal admitiu que a quantidade dessa vez foi surpreendente, especialmente considerando que Lilica está apenas na sua terceira lactação.
Apesar do impressionante desempenho de Lilica, ela não detém o recorde mundial. Há um ano, uma outra vaca chamada Baleia produziu 132,2 kg de leite durante o Torneio de Gado Leiteiro de Passos. No entanto, Lilica ainda se destaca significativamente dentro de sua categoria.
Marcos Vinicius Gualberto, da Embrapa, destacou ainda que a raça girolando é responsável por 80% da produção de leite no Brasil, sendo Minas Gerais a região com maior concentração desses animais. “A girolando é a raça que mais cresce no país com a produção de sêmen,” disse Gualberto, sublinhando o crescente reconhecimento nacional e internacional dessa raça.

Fábio Portugal, que preza pelo bem-estar dos seus animais, enfatiza a importância de um manejo adequado. “Nós buscamos um manejo que se preocupe com o bem-estar dos nossos animais, por isso eles recebem acompanhamento com nutricionista, ficam em uma área com climatização e tomam banhos diariamente. Quando você dá conforto para o animal, a expectativa é de que ele tenha maior produção,” explicou.
Girolando é a raça que mais cresce no país com a produção de sêmen. Com isso, o animal vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional.
A alimentação das vacas na fazenda é um aspecto crucial do manejo. Fábio destaca que tanto Lilica quanto as outras vacas consomem uma ração volumosa feita de silagem de milho, produzida na própria fazenda com a ajuda de um nutricionista. Esse cuidado com a alimentação é um dos fatores que contribuem para a alta produção de leite.

Com planos ambiciosos para o futuro, Fábio Portugal pretende utilizar os óvulos de Lilica para fertilização in vitro, visando criar novas vacas com o mesmo potencial genético. “Esperamos que as vacas que vão nascer com o material genético da Lilica tenham a mesma tendência de alta produção de leite,” afirmou Fábio, vislumbrando um futuro promissor para sua produção leiteira.
O desempenho notável de Lilica no torneio e sua contribuição para a produção de leite ressaltam a importância de um manejo cuidadoso e uma genética robusta na pecuária leiteira. Com seu sucesso, Lilica não só coloca a fazenda de Fábio Portugal em destaque, mas também exemplifica o potencial da raça girolando no Brasil.

Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
Frente ao primeiro trimestre de 2024, feita a comparação ano a ano, é possível identificar um aumento um pouco mais expressivo.
Continue Reading Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
O principal embate gira em torno da alta dos juros, da baixa execução orçamentária e da maquiagem nos números divulgados
Continue Reading A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
Plano Safra e Funcafé: momento de atenção e estratégia para o cafeicultor brasileiro
Durante a cerimônia o Ministro da Agricultura e Pecuária, ressaltou que além dos recursos disponibilizados pelo Plano Safra, a cafeicultura ainda terá R$ 7.187 bilhões de reais oferecidos pelo Funcafé.
Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
Durante o inverno, a ingestão de alimento em bovinos de leite tende a aumentar, exigindo ajustes e balanceamentos nutricionais em sua alimentação.
Continue Reading Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
Proposta do Governo de taxar LCIs e LCAs pode encarecer o crédito rural e afetar o preço dos alimentos
“Essa medida pode desestruturar o financiamento agrícola e afetar toda a cadeia produtiva, do campo à mesa do consumidor”, diz advogada.
Anuário Leite 2025, da Embrapa, mostra crescimento da produção no Brasil e intensa preocupação com a sustentabilidade
O Anuário traz reportagem sobre as pesquisas da Embrapa para aumentar a eficiência dos sistemas de produção, tendo como foco a redução da pegada de carbono sem esquecer a produtividade.