Conheça as usinas campeãs de produtividade da safra 2020/21

Conheça as usinas campeãs de produtividade da safra 2020/21

PARTILHAR
colheita de cana de açucar
Foto: Divulgação

Grupo IDEA premia Usina Campeã de Produtividade; região Centro Sul do Brasil tem 90% de toda a cana-de-açúcar produzida no país

A cana é cultivada em diversas regiões produtoras, cada uma conta com diferentes ambientes de produção (solo, clima, relevo, etc.) e, portanto, em cada região se utiliza diferentes tecnologias de cultivo. O Grupo IDEA, desde 2002, premia, em todos os finais de safra, as usinas que apresentaram as melhores produtividades agrícolas em suas respectivas regiões.

Trata-se de um prêmio construído por duas empresas – o Grupo IDEA e o CTC, Centro de Tecnologia Canavieira – que detêm no mercado altíssima credibilidade e absoluta isenção na apuração dos melhores desempenhos.

Para conquistar os primeiros lugares em suas respectivas regiões, as empresas do setor são analisadas de acordo com suas produtividades, ou seja, são levados em consideração: as médias de TCH (que é a tonelada de cana por hectare) por corte, o ATR (açúcar teórico recuperável) médio ponderado, que representa a qualidade da cana com sua capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool; e a idade média do canavial de acordo com seu número de cortes. Com esses dados, calcula-se o Índice IDEA de Produtividade. As empresas com os maiores índices em suas respectivas regiões conquistam o prêmio.

Ao todo, dez usinas ocupam as posições dos rankings de classificação de produtividade agrícola.

ENTREGA DO PRÊMIO

A premiação é tradicionalmente realizada no Seminário de Mecanização de Cana-de-Açúcar, mas na última safra, devido à pandemia, a cerimônia de premiação não aconteceu. Por este motivo, para premiar os campeões de produtividade das safras 2019/2020 e também da safra atual (2020/21), o prêmio será entregue online no dia 10 de fevereiro, ao vivo pelo Youtube.

Todas as vencedoras da safra 2020/21 farão os agradecimentos ao vivo e a novidade deste ano é que as top 3 das usinas vencedoras apresentarão uma palestra no dia da entrega do prêmio, para responder à pergunta: “Como nos tornamos campeões de produtividade agrícola”. Para assistir, basta fazer sua inscrição gratuita no site, clicando aqui.

Campeãs Brasileiras

Além da premiação por região, o Grupo IDEA aponta também quais foram as empresas número um do Brasil. Na safra 2020/21, curiosamente, duas empresas conquistaram o pódio por empate no índice IDEA: Usina Santo Ângelo (que chega ao bi-campeonato) e a BEVAP (que também foi campeã em 2018), ambas com 238 pontos.

Os cálculos para o Índice IDEA julgam a idade média dos canaviais, mas não a Cana Bis. Além disso, considera-se a produtividade agrícola da cana própria, ou seja, o TCH na cana própria e o teor médio de ATR desta cana.

Confira abaixo as Campeãs de Produtividade da safra 2020/21, por região:

Usinas de cana campeas de produtividade da safra
Fonte: Grupo IDEA

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.