Conheça os campeões de desempenho da raça Brangus

PARTILHAR
Touro JMT G095 - primeiro colocado no ranking da prova
Touro JMT G095

Prova Top Brangus avalia Eficiência Alimentar de animais no Sul; convênio é parceria entre a Associação Brasileira de Brangus e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O touro Brangus JMT G095, pertencente à JMT Agropecuária, de São Gabriel (RS), foi o vencedor da segunda prova Top Brangus UFRGS, realizada em parceria entre a Associação Brasileira de Brangus (ABB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (12/01) em um dia de campo realizado na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em Eldorado do Sul (RS).

A prova avaliou 22 touros, provenientes de 14 propriedades, estabelecendo um ranking de eficiência alimentar que correlaciona Consumo Alimentar Residual (CAR) ajustado pela espessura de gordura subcutânea (CGPR). A avaliação é coordenada pelo professor Jaime Tarouco, profissional de referência internacional em avaliação de carcaça por ultrassom e maior autoridade brasileira nesse tema.

Confira o Ranking:

Prova Top Brangus avalia Eficiência Alimentar de animais no Sul - ranking
Fonte: Brangus

O teste tem como objetivo medir a eficiência alimentar e avaliar o ganho de peso, as características de carcaça avaliadas por ultrassom e o perímetro escrotal. Ao final é gerado um Índice (TOP Brangus) com ponderações de todas essas medições. O intuito é ranquear os animais mais bem avaliados e com características produtivas e equilibradas que o mercado da pecuária de corte busca.

Grupo de touros de Elite da prova Top Brangus UFRGS
Foto: Divulgação

O evento contou com a participação de alguns dos mais importantes selecionadores da raça no Rio Grande do Sul, representantes do Conselho Técnico e do Corpo Técnico da ABB, alunos e professores da UFRGS.

A ABB acredita na importância desse projeto para a raça, sobretudo para os criadores e usuários, e, dessa forma, já intensificou os trabalhos para que na próxima edição da prova reúna ainda mais criadores. “Entendemos que a prova Top Brangus UFRGS é de suma importância para o desenvolvimento da raça. A seleção por eficiência alimentar é a ferramenta de maior impacto econômico na pecuária de corte. Quando se mede eficiência alimentar correlacionado com fertilidade e todas demais características exigidas pelo consumidor de carne, estamos no caminho certo para uma pecuária moderna e sustentável”, ressaltou o presidente do Conselho Técnico da ABB, Antônio Carlos Corrêa Osório.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.