Obras da ponte da Rota Bioceânica está a todo vapor em Mato Grosso do Sul

Rota Bioceânica é impulsionada por investimentos privados e públicos e tem potencial para movimentar R$ 1,5 bilhão em MS; confira fotos da obra da ponte

A construção da ponte internacional bioceânica está tomando forma na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraguai. A obra sobre o Rio Paraguay entre as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho (BR) está avançando com o início da concretagem dos pilares de sustentação da vida, tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio homens e máquinas trabalham intensamente. As fotos foram divulgadas pelo secretário de estado Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.

A Ponte Bioceânica terá um comprimento de 680 metros, duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5 metros de largura, e duas passagens nas laterais, com 2,5 metros cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas. A pedra fundamental da construção da obra foi feita em dezembro de 2021 e traz otimismo e expectativas para os moradores da região.

A obra está prevista para durar 36 meses, com previsão de conclusão para 2024.

A obra será feita pelo consórcio Paraguai-Brasil, composto por empresas brasileiras e paraguaias. O valor contratado é de 616.386.755,744 guaranis, o que equivale a quase meio bilhão de reais, a serem pagos pela Itaipu Binacional. As empresas vencedoras terão quase três anos para concluir o empreendimento.

Lancamento-Obras-Ponte-Rio-Paraguai-2
Foto: Divulgação

Em Carmelo Peralta, no Paraguai, a construção da ponte que conecta a cidade a Porto Murtinho, principal ligação para concretizar o Corredor Bioceânico, segue em ritmo acelerado. Segundo informações do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, a implantação das 300 estacas está 65% concluída.

puente-de-la-bioceanica-21022023-730x480
Foto: Divulgação

Pedro Martínez, engenheiro residente, explica que a obra é composta por três partes: dois viadutos de acesso nas duas margens do rio Paraguai, e a própria ponte estaiada, que terá 650 metros de extensão. “Do lado paraguaio é onde se tem o maior avanço na parte das estacas (65%); depois há os cabeçotes que atingiram aproximadamente 50% de avanço, acrescentando que também está avançando na construção dos pilares da ponte, estimando sua conclusão em quatro meses”, afirmou.

A nova ponte em Porto Murtinho será a terceira ligando o Brasil ao Paraguai. A primeira é a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), enquanto a segunda é a Ponte da Integração, no mesmo município.

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica vai encurtar em 8 mil km a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A ordem de serviço da ponte, que será implantada no km 1000 da Hidrovia do Paraguai e distante 7 km pelo rio ao norte de Porto Murtinho.

O governo de Mato Grosso do Sul aposta atualmente em dois eixos logísticos para atrair investidores, ampliar as exportações e fomentar o desenvolvimento estadual: a consolidação da Rota Bioceânica, com início da obra da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta sobre o Rio Paraguai, e as ferrovias, com a reativação da Malha Oeste, que está sucateada há mais de duas décadas, e a licitação da Nova Ferroeste. Com essas medidas, a expectativa é de que o estado vire um grande hub de logística na América do Sul, reduzindo custos e dando mais competitividade aos produtos.

Segue mais algumas fotos:

Construção da ponte da Rota Bioceânica está a todo vapor em Mato Grosso do Sul 1
Foto: Toninho Ruiz
Construção da ponte da Rota Bioceânica está a todo vapor em Mato Grosso do Sul
Foto: Toninho Ruiz
Construção da ponte da Rota Bioceânica está a todo vapor em Mato Grosso do Sul
Foto: Toninho Ruiz

Entenda o potencial da obra para o Brasil.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM