Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Coopavel premia os melhores suinocultores de 2023

“Isso serve de incentivo para os demais 132 produtores que nós temos, para que no ano que vem eles estejam aqui nesta premiação como premiados”.

O setor de Fomento de Suínos da Coopavel realizou a entrega da premiação para os melhores colocados da suinocultura de 2023 – integrados à cooperativa. A cerimônia, com a participação de autoridades, técnicos e produtores, aconteceu no setor da pecuária dentro da 36ª edição do Show Rural Coopavel. Além de troféus, os produtores receberam brindes fornecidos por parceiros. 

O casal Ademir e Neuza Oldoni (Cascavel) ficou em primeiro lugar; Ilair Alves de Morais (Matelândia) em segundo, Edgar Koning (Toledo) em terceiro, Bruno Miguel Arenhart (Cascavel) em quarto e Edinaldo Dufek e Débora Cristina Domiciano (Corbélia) ficaram em quinto lugar. O resultado do primeiro colocado foi de 1,769 (melhor lote de 2023) – a média do ano foi de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.

Orgulhoso do resultado, o gerente do Fomento e Frigorífico de Suínos da Coopavel, Genézio Ricardo Garbin, atribui o desempenho dos produtores ao trabalho de cada um e ao suporte técnico que a Coopavel dá aos seus cooperados. “Isso serve de incentivo para os demais 132 produtores que nós temos, para que no ano que vem eles estejam aqui nesta premiação como premiados. O trabalho técnico que é desenvolvido com genética, nutrição e manejo é realmente buscando o melhor resultado que a nossa genética pode entregar para nossos frigoríficos. Proporcionando também uma excelente carne disponível para todos os nossos consumidores do Brasil e do mundo”, pontua Garbin. 

Desempenho

Segundo o gerente de Fomento e Frigorífico de Suínos, durante o ano os produtores fizeram de dois a três lotes e se destacaram por desempenho zootécnico. “Isso significa que além de uma boa genética, de uma boa nutrição, nós temos um bom manejo. E o manejo é a responsabilidade do produtor. Então os cinco premiados aqui foram os melhores em atender todas as exigências técnicas que a empresa solicita. Eles cumpriram todo o regramento e por isso estão aqui hoje recebendo o destaque e sendo premiados. Com certeza, além obter uma melhor remuneração, também trouxeram bons resultados para a nossa cooperativa em termos zootécnicos. Ou seja, mais carne com menos consumo de nutrição”, explica Genézio. 

Destaque

Neuza Oldoni levou pra casa o troféu do primeiro lugar. Ao ser questionada onde estava o marido, Ademir Oldoni, já deu uma dica valiosa que contribuiu para sairem do quinto lugar em 2022 e assumirem a liderança da produção em 2023: “Ademir ficou cuidando da granja, não podemos deixar de cuidar um dia se quer”, frisou. 

“Me sinto muito privilegiada com essa premiação, é fruto de muito trabalho, mas não é só mérito nosso, mas também do nosso veterinário, o Gustavo. Ele sempre nos deu amparo e suporte e agora estamos muito felizes com o resultado”, salientou dona Neuza. A família tem uma propriedade na comunidade de Alto Bom Retiro em Cascavel e um barracão que aloja entre 450 a 500 animais.  

Legenda: Melhores suinocultores de 2023 em ordem decrescente do quinto ao primeiro lugar, da esquerda para a direita Crédito: Assessoria

Fonte: Show Rural Coopavel

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM