CPR GARANTIA amplia crédito para o produtor

Modalidade aumenta o limite de recursos que pode ser captado ao abrigar sob seu guarda-chuva uma série de outras CPRs em lógica similar às operações de cartão de crédito

Apesar do aumento no volume de recursos do Plano Safra empresarial, o montante permanece sendo insuficiente para atender à procura por crédito rural, que é prevista em cerca de R$ 1 trilhão por safra, avalia Othavio Paulino da Costa Parisi, diretor executivo da Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC) – www.crdc.com.br, infraestrutura do mercado financeiro autorizada e regulada pelo Banco Central, que oferece serviços para jornada completa de emissão e registro de Cédulas de Produto Rural (CPR).

“O pequeno produtor terá o suporte do Pronaf e o grande já trabalha com outras fontes de financiamento. O desafio maior é para o médio produtor”, pontua Parisi. Segundo o executivo, o fato é que a agenda do crédito agrícola será cada vez mais privada, digital e verde, e nesta jornada de financeirização do setor, o registro obrigatório deu novo protagonismo à CPR, acabando com os títulos de gaveta e dando impulso a modalidades como a CPR Garantia e a CPR Verde.

A CPR Garantia abriga todas as garantias e características necessárias para emissão do título, possibilitando um limite de crédito maior e rotativo por um período mais extenso, justamente pelo fato de poder ter sob seu guarda-chuva uma série de outras CPRs vinculadas. “Conforme as CPRs físicas ou financeiras atreladas à CPR Garantia são quitadas, o limite de crédito é restabelecido, e assim sucessivamente até a data do vencimento da CPR Garantia, seguindo a mesma lógica das operações de cartão de crédito”, explica Parisi.

Outro benefício da CPR Garantia, ressalta o executivo, é a oportunidade de emitir e registrar uma só CPR, evitando a necessidade da apresentação de novas garantias, como alienação ou hipoteca entre outras, para emissão e registro de futuros títulos vinculados, reduzindo custos e tempo, desburocratizando e elevando por completo a confiança da operação. “Com a CPR Garantia, o produtor pode, por exemplo, assegurar o financiamento para várias safras por meio de um único título. Para o financiador, a modalidade tem como maior atributo fidelizar a carteira de clientes.”

O mais recente boletim de finanças privadas do agro, elaborado pelo Ministério da Agricultura, mostra o crescimento no uso da CPR. O estoque do título, em maio, atingiu a marca de R$ 340 bilhões, valor 37% superior ao observado no mesmo período de 2023. Tendo como acionista controlador a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a CRDC rodou em sua plataforma mais de 10 milhões de duplicatas em 2023. A empresa tem mais de 2 mil clientes ativos que operam com uma rede com mais de seis milhões de empresas.

Fonte: Informações para imprensa: Ronaldo Luiz

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM