Criadoras de Senepol ganham Núcleo Feminino

Criadoras de Senepol ganham Núcleo Feminino

PARTILHAR
O Núcleo Feminino do Senepol (NFS), formado por criadoras de várias regiões do Brasil Foto: Thiago Galdiano

O objetivo é levar informações técnicas sobre a raça e sobre a pecuária de corte em geral às mulheres que atuam no agronegócio

É cada vez maior a participação da mulher no agronegócio. Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio revelou que, nos últimos quatro anos, a presença feminina no segmento saltou de 10% para 31%. Na raça bovina Senepol, elas vêm cada vez mais marcando presença e, agora, passam a contar, dentro da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), com um projeto para promover ações em prol do crescimento da raça.

O Núcleo Feminino do Senepol (NFS), formado por criadoras de várias regiões do Brasil, foi lançado no dia 02/09, em Uberlândia/MG, durante o II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol. A coordenação será da pecuarista Rubia Pereira Barra.

“As mulheres vêm ocupando posições transformadoras no cotidiano do País. E, na pecuária, isso não é diferente. O Núcleo tem como propósito levar informações técnicas sobre a raça e sobre a pecuária de corte em geral às mulheres que atuam no agronegócio”, diz Rubia.

As demais integrantes do colegiado do NFS são: Vice-Coordenadora – Maria Helena Franco e Corsi; Secretária Geral – Giselly Pereira Palhares Perfeito; Secretária de Relações Institucionais – Karina Tittoto Melo; Secretária de Projetos e Desenvolvimento – Regina Célia Trajano Telles Rodrigues; Primeira Secretária de Eventos – Talita Costa Garcia; Segunda Secretária de Eventos – Andrea Lucia Coelho; Primeira Secretária de Marketing – Silvânia Maria Paulina Souza; e Segunda Secretária de Marketing – Katia Cristina Siebra.

Segundo Rubia, o Núcleo promoverá palestras e cursos para capacitação técnica das mulheres e, também, participará de eventos pecuários para divulgar os projetos da ABCB Senepol. E, dentro da proposta de levar informações técnicas sobre a raça, a solenidade de posse do colegiado do NFS teve, ainda, uma palestra sobre bem-estar animal no manejo de crias. A pesquisadora do Grupo ETCO da UNESP, Lívia Carolina Magalhães Silva, destacou que o bem-estar animal tem sido cada vez mais exigido pelo mercado.

“O bem-estar animal está relacionado a tudo que envolve a criação do bovino, como sanidade, nutrição, manejo. Já existem estudos comprovando que a emissão de metano é maior em bovinos estressados. O pecuarista precisa sempre trabalhar para dar uma boa condição de vida aos animais”, destaca Lívia, que apresentou ao público como deve ser feita uma abordagem sustentável e eficiente na produção de bovinos na fase de cria.

De acordo com a pesquisadora, as boas práticas de manejo devem ser aplicadas desde o nascimento dos bezerros.

“Agindo positivamente, estamos construindo um indivíduo mais tranquilo e mais fácil de ser manejado”, acrescenta.

Outra prática apresentada foi a estimulação tátil (massagem nos bezerros). Estudos apontam que ela pode promover um melhor desenvolvimento cerebral dos filhotes, resultando em melhor ganho de peso, maior eficiência na resposta imune e, principalmente, obtenção de comportamentos mais desejáveis, facilitando a realização de manejos futuros.

A Palestra Magna: Manejo de crias – uma abordagem sustentável e eficiente na produção de bovinos, foi ministrada pela Drª. Lívia Caroline Magalhães Silva
Foto: Thiago Galdiano

O II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol vai até o dia 8 de setembro, no Parque de Exposições Camaru, na cidade de Uberlândia/MG.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com