Defesa Civil emite alerta para onda de calor intensa; confira onde

A Defesa Civil emitiu um alerta, destacando que as temperaturas máximas dessas regiões devem alcançar de 3 a 5°C acima do esperado para esta época do ano; confira onde

Uma onda de calor excepcional está atingindo o Sul do Brasil, elevando as temperaturas a níveis extremos e gerando preocupações para a população e autoridades. De acordo com a Climatempo, esta semana será marcada por máximas elevadas, especialmente no oeste de Santa Catarina, onde os termômetros podem chegar a impressionantes 40ºC até a próxima sexta-feira (9).

A Defesa Civil catarinense emitiu um alerta, destacando que as temperaturas máximas devem alcançar entre 36°C e 38°C no Grande Oeste de Santa Catarina, podendo chegar a 40°C em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina.

A situação também é preocupante em Mato Grosso do Sul, onde, apesar das áreas de instabilidade favorecerem a ocorrência de chuvas, as temperaturas continuam elevadas. Cidades como Amambaí e Sete Quedas, no extremo sul, estão enfrentando uma onda de calor onde as temperaturas devem permanecer 5°C acima da média até o próximo sábado, dia 10 de fevereiro. Outras cidades, como Ponta Porã e Bela Vista, também sofrem com o calor intenso, registrando temperaturas de 3 a 5°C acima do esperado para esta época do ano.

Veja o mapa com as temperaturas nos próximos dias:

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em algumas regiões do Brasil. Minas Gerais e Espírito Santo são os estados mais afetados, com previsão de acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. O Inmet adverte para o risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há preocupações com possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta laranja emitido pelo Inmet permanece válido até as 10h de amanhã, destacando a importância de precauções por parte da população e das autoridades locais diante das condições climáticas adversas.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM