Demanda por máquinas agrícolas crescerá nos próximos anos

Demanda por máquinas agrícolas crescerá nos próximos anos

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Demanda por máquinas agrícolas deve incentivar o setor de autopeças no Brasil, dinâmica favorece diretamente o setor de autopeças nacional.

A TCP Latam, empresa de investimentos e gestão, fez uma análise do setor de autopeças no Brasil e identificou que o mercado terá um incentivo puxado pelas boas perspectivas da agricultura. A produção de grãos deverá atingir 241 milhões de toneladas na safra 2018/19, uma alta de 67% em relação à safra de 2009, de acordo com dados da Conab.

“O aumento da produção demanda caminhões para o transporte, tratores e colheitadeiras para que a cadeia produtiva seja eficiente. Essa dinâmica favorece diretamente o setor de autopeças nacional”, explica o economista e sócio-diretor da TCP Latam, Ricardo Jacomassi.

Segundo dados da NASA, o Brasil usa atualmente apenas 7,6% de seu território para a agropecuária. O Estados Unidos, por exemplo, usa 18% do seu território total para a agropecuária e a Dinamarca 77%.

Fonte: USGS-NASA. Elaboração da TCP Latam / (1) O GFSAD30 é um projeto financiado pela NASA para fornecer dados globais de terras agrícolas de alta resolução.

“O mercado agrícola continuará crescente, estimamos uma crescimento médio anual de 4% ao ano (CAGR) entre 2019-2024. Esperamos maior atividade no sistema de integração lavoura/pecuária e para isso será necessário aumento das vendas de máquinas para garantir produtividade e, consequentemente, rentabilidade do negócio. Ou seja, as máquinas agrícolas são importantes para o crescimento do setor. É uma relação quase que direta” complementa Jacomassi.

A frota de máquinas agrícolas hoje no Brasil é de 960 mil unidades, que preparam cerca de 81 milhões de hectares. A frota potencial de máquinas agrícolas ainda pode chegar a mais 2,4 milhões de unidades e a área disponível para uso agrícola e pecuário a mais 203,5 milhões de hectares.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.