PARTILHAR

Devo usar detergentes na limpeza dos bebedouros do gado? Dúvida paira sobre a cabeça do pecuarista na hora de lavar o bebedouro do gado.

Geralmente a limpeza e higiene dos bebedouros nas fazendas são relegadas a um segundo plano, normalmente pelo desconhecimento da importância de se fornecer água limpa para o gado. São realizadas periodicamente e os peões reclamam que mal acabam de lavar os bebedouros e a “sujeira” volta toda de novo, com a presença de algas, as boias entopem e os animais não bebem água direito.

A água tem um importante papel na produção animal, além de “matar a sede” dos animais, mantem o seu equilíbrio orgânico, além de estimular o consumo de alimentos e sais minerais. Consumir água de péssima qualidade pode predispor os animais a doenças e altera todo o seu equilíbrio orgânico levando ao emagrecimento, não consumindo alimentos e o sal mineral.

Foto: Guilherme Vieira

Diante deste quadro, a equipe da Fazenda Limpa elaborou os principais passos para deixar os bebedouros limpos em sua fazenda, são eles:

  • Primeiro seque e escorra toda água do bebedouro;
  • Depois desmonte e limpe as boias, os canos e faça a manutenção dos canos e equipamentos, retirando toda a sujeira da superfície;
  • Com o bebedouro seco, realize a limpeza seca, varrendo e retirando todos resíduos;
  • Depois proceda a limpeza úmida com jateamento de água no chão e parede dos bebedouros, logo depois use os detergentes apropriados;
  • Após esta etapa utilize sanificantes profissionais, registrados no Ministério da Agricultura/ ANVISA, utilizando a dosagem recomendada;
  • Após utilizar o sanificante, deixe o produto agir por 1 (uma) hora nas superfícies do bebedouro;
  • Monte o complexo boia e volte a encher novamente o bebedouro;
Foto: Guilherme Vieira

Utilizando os passos sugeridos, a utilização correta da cloração da água (sim a água da fazenda deve ser limpa, sem matéria orgânica e tratada), os bebedouros da sua fazenda terão um bom tempo com água limpa, lembrando que a limpeza e higiene dos bebedouros devem ser realizadas periodicamente.

Foto: Guilherme Vieira

A foto acima mostra o bebedouro sujo, com as paredes e pisos impregnados de matéria orgânica, de difícil remoção. Como fazer para retirar e limpar estas “sujeiras” dos bebedouros?

Foto: Guilherme Vieira

Deve-se utilizar detergentes apropriados e direcionados para esta finalidade conforme mostra a foto. Os detergentes são os principais agentes de limpeza. que podem ser definidos como, substâncias capazes de promover limpeza, quando dissolvidas em água. De acordo com Véras (2002), a principal função dos detergentes é reduzir a tensão superficial, permitindo a melhor penetração das soluções nas sujidades, facilitando sua mistura com a água, promovendo a remoção das sujidades.

Foto: Guilherme Vieira

O detergente ideal para limpeza dos bebedouros deve possuir as seguintes características:

  • Não pode ser detergente caseiro e/ou de uso doméstico;
  • Solúvel em água na temperatura desejável;
  • Não ser corrosivo para as superfícies dos equipamentos;
  • Não ser tóxico;
  • Não ser irritante para a pele e os olhos;
  • Inodoro;
  • Biodegradável;
  • Ser econômico;

Um outro cuidado que deve ter é o seguinte: Após a utilização do detergente, deve-se ter um tempo de contato com a superfície, uma boa enxaguagem para não deixar resíduos.

Produto para limpeza e higiene de bebedouros e reservatórios de água.

A Farmácia na Fazenda e a BRS Química criaram o Fazenda Limpa e lançaram um detergente / sanificante para ajudá-lo na higienização dos seus bebedouros. Mais informações? Pelos telefones (54) 99242-8494 / (71) 99161-2740 ou pelo formulário abaixo.

Dúvidas podem ser resolvidas através do formulário abaixo:


Importante informar a sua cidade também.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com