Dexter: Conheça a raça de menores bovinos do mundo

O Dexter é uma raça irlandesa de gado pequeno, considerado os menores bovinos do mundo. Vacas adultas pesam entre 270 kg e os touros chegam ao máximo de 450 kg; Confira!

Já imaginou uma raça de bovinos tão pequena que mal chega a um metro de altura? Parece impossível, já que pensamos em raça de bovinos como animais de grande porte. Entretanto, a raça Dexter, originária da Irlanda, é considerada a menor raça de bovinos do mundo, confira os motivos desse título dado a raça milenar. Confira!

O registro dos primeiros animais são do ano de 1750. Os pequenos bois e vacas são descendentes do rebanhos bovinos pretos criados pelos povos celtas. A raça Dexter foi trazida para a Inglaterra em 1882. A raça praticamente desapareceu na Irlanda, mas ainda era mantida como uma raça pura em vários pequenos rebanhos na Inglaterra e nos Estados Unidos.

A origem do Dexter é bastante obscura. A suposição comum é que a raça Dexter foi derivada da raça Kerry ou que foi um cruzamento entre o Kerry e alguma outra raça, talvez o Devon. Também foi alegado que um “Sr. Dexter”, agente de Lord Hawarden, foi o responsável pelo desenvolvimento desta raça irlandesa por seleção entre o “melhor gado de montanha do distrito”.

EA teoria frequentemente ouvida de que os Dexters são uma raça relativamente nova é uma falácia completa, já que a raça é totalmente descrita e mencionada por seu nome próprio, em um relatório sobre o gado irlandês escrito em 1845, pelo Sr. David Low. Em janeiro de 1887, o “Farmer’s Gazette” de Dublin publicou o primeiro registro de “Pure Kerry Cattle and Dexters” na Irlanda.

Carne ou leite, raça Dexter tem dupla aptidão

Dexters são classificados como uma raça pequena de duplo propósito, usada para leite e carne, mas são frequentemente listados como uma raça de triplo propósito, uma vez que também são usados ​​como bois . As práticas de manejo variam de acordo com o criador e o país. Sua versatilidade é um de seus maiores trunfos e provavelmente tem algo a ver com o número de países onde o gado Dexter é encontrado, incluindo América do Norte, África do Sul, Austrália e grande parte da Europa.

As vacas Dexters produzem um leite altamente concentrado em sólidos, relativamente rico em gordura butírica (4%) e a qualidade geral do leite é semelhante à do gado Jersey. Dexters pode razoavelmente produzir 7,6 a 9,5 litros de leite por dia.

Espera-se que os animais de corte, nos EUA, amadureçam em 18 a 24 meses e resultem em pequenos cortes de carne magra de alta qualidade, classificados como US Choice, com pouco desperdício. O dress out médio esperado é de 50 a 70%. A carne produzida pela Dexters é bem marmorizada e tende a ser mais escura que as demais raças de corte.

Características da raça de menores bovinos do mundo

A raça é denominada a menor do mundo e mede no máximo 107 centímetros, um pouco mais de um metro na idade adulta. O Dexter é uma raça pequena com vacas maduras pesando entre 270 a 300 kg de peso vivo, sendo que os touros na idade adulta atingem peso máximo de 450 kg. Considerando seu pequeno tamanho, seus corpos são largos e profundos com posteriores bem arredondados.

Dexters têm três cores de pelagem – preto, vermelho e pardo (marrom). Dexters não devem ter marcas brancas, exceto algumas marcas brancas menores na barriga/úbere atrás do umbigo e alguns pelos brancos na cauda.

Enquanto muitos Dexters são naturalmente sem chifres – os animais eram tipicamente com chifres, mas uma linhagem naturalmente sem chifres foi desenvolvida na década de 1990, aqueles que têm chifres são bastante pequenos e grossos e crescem para fora com uma curva para frente no macho e para cima na fêmea

Edenbridge Show Greyfriars Dexters – Grupo

Pescoço é profundo e grosso, mas não muito curto nem muito longo, combinando bem com o ombro. A cabeça deve ser portada acima da coluna. Já o corpo tem um amplo peito dando muito espaço para o coração e os pulmões: costelas bem arqueadas: largas no lombo. Quartos grossos e profundos, quadris largos e cheios, garupa bem arredondada.

Habilidade materna excepcional

As vacas são mães excepcionalmente boas, escondendo seus bezerros quase desde o nascimento, se tiverem cobertura para eles se esconderem. Algumas produzem leite suficiente para alimentar dois ou três bezerros e muitas vezes amamentam bezerros de outras vacas. Eles são conhecidos por parto fácil.

Essa característica, juntamente com o tamanho menor do bezerro, produziu um mercado pequeno, mas crescente nos Estados Unidos, para touros Dexter cruzarem com novilhas de primeira cria entre as raças de corte maiores para eliminar problemas no parto.

Fonte: https://www.dextercattle.co.uk/

Pontos de atenção

  • Alguns bovinos Dexter carregam um gene para condrodisplasia (um gene semiletal), que é uma forma de nanismo que resulta em pernas mais curtas do que o gado não afetado. Um teste de DNA está disponível para testar o gene da condrodisplasia, usando pelos da cauda do animal.
  • Dexters também pode ser afetado com hipoplasia pulmonar com anasarca (PHA), que é uma formação incompleta dos pulmões com acúmulo de líquido sérico em várias partes do tecido do feto.
  • O gado Dexter é um animal muito resistente e eficiente e é capaz de prosperar em terras pobres.
Novilhas Underleaf

A carne

Considerada de excelente qualidade e sabor e com bom marmoreio, a carne do mini bovino apresenta uma cor levemente vermelha escura, o que lembra muito a do Aberdeen Angus. Para um pecuarista produzir a carne desse pequeno bovino é lucrativo. Por exemplo, os novilhos terminados a pasto dos 20 aos 24 meses de idade, sem suplementação complementar, pesam em média entre 145 e 220 quilos.

O Brasil é um país que está sempre em ascensão quando se fala de carnes nobres, mas mesmo assim, não existem registros de criação da menor raça do mundo.

Um gado da raça dexter é considerado o menor do mundo

Archie, um Dexter de 2 anos e 5 meses de idade, de County Antrim, Irlanda do Norte, é reconhecida como o menor touro do mundo. Ele mede apenas 76,2 centímetros de altura. São 38,1centímetros mais curto que os animais de sua raça.

O dono, Ryan Lavery, 15 anos, disse ao Guinness que quando compraram Archie, ele teria um destino para a carne bovina, mas próximo ao Natal o animal não tinha crescido muito e também acabou tomando afeição por ele. “Seu tamanho salvou sua vida e agora vamos criá-lo como um animal de estimação”, completou o garoto fazendeiro.

Archie pode ser pequeno mas, de acordo com Ryan, isso não diminuiu seu temperamento e explica também que o animal “não percebe que ele é tão pequeno. Ele acha que é o maior do rebanho”.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM