No dia do chimarrão, colono dá motivos para tomar a bebida

No dia do chimarrão, colono dá motivos para tomar a bebida

PARTILHAR
badin-o-colono chimarrão
Foto: Reprodução / Facebook

Colono dá motivos para se tomar chimarrão, bebida quente tão tradicional no sul do país, confira o vídeo.

O chimarrão, ou mate, é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul legada pelas culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água a aproximadamente 70º (graus celsius). O termo mate como sinônimo de chimarrão é mais utilizado nos países de língua castelhana. O termo “chimarrão” é o mais adotado no Brasil, sendo um termo oriundo da palavra castelhana rioplatense cimarrón. O termo “chimarrão” pode, ainda, designar qualquer bebida (café, chá etc.) preparada sem açúcar.

Quem é BADIN – O Colono

Através de suas histórias engraçada e seu jeito típico do interior de falar, com seu carisma e ingenuidade Eduardo Gustavo Christ (criador do Badin) traz um humor sadio e que agrada todas idades. Com mais de 60 milhões de acessos no Facebook, e centenas de videos que fizeram história no Whatsapp.

chimarrao
Foto: Divulgação

10 Benefícios do Chimarrão para a saúde

1- Elimina a fadiga e o cansaço

O chimarrão é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

2- Ajuda na digestão

A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

3- Diurético

Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.

4- Fonte de vitaminas e sais minerais

O chimarrão é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

5- Fonte de antioxidantes

O chimarrão contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos presentes no chimarrão são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

6- Auxilia na regeneração celular

O chimarrão é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.

7- Estimula atividade física

Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia e “ esquenta” o corpo ajudando na regeneração das células e músculos.

8- Diminui o colesterol ruim

O chimarrão ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

9- Ajuda no emagrecimento

O chimarrão acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

10- Benéfico para o coração

O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de antioxidantes previnem doenças cardíacas.

Com ajuda do blog Biosom

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.