Dieta permite incremento de até 5 kg na desmama

Dieta permite incremento de até 5 kg na desmama

PARTILHAR
Foto: @fradepereira

Availa®4 melhora o desempenho do bezerro na desmama e em períodos de recepção, garantindo maior ganho de peso e saúde do animal

Os bezerros recém desmamados são submetidos a vários graus de estresse durante o transporte. Este estresse associado ao transporte resulta em maior suscetibilidade do trato respiratório a doenças infecciosas.

A morbidade e, muitas vezes, as taxas de mortalidade são altas nesses animais, apesar da vacinação contra doenças respiratórias. O consumo de ração também pode ficar bastante deprimido em bezerros estressados, resultando em baixas quantidades de micro minerais sendo consumidos.

Por isso, é fundamental que a concentração na dieta aumente durante o período de estresse.

Diante deste cenário, o papel que a nutrição mineral desempenha contra o estresse do gado bovino é fundamental. Para comprovar essa importância e quais são as melhores técnicas e suplementações, a Zinpro desenvolveu um estudo que avaliou o efeito da suplementação mineral durante um programa de condicionamento pós-desmama de 28 dias e continuando por um período de 28 dias de confinamento de recria.

O ensaio foi realizado com 375 bezerros com idade aproximada de sete meses e de três diferentes fazendas da Estação de Experimentação de Pesquisa da Universidade do Estado do Colorado. As raças incluíam Angus, Angus X Hereford e Red Angus X Black Angus X Charolês. Todo o processo de pesquisa foi avaliado durante as três fases: período pós-desmama, transporte e recebimento em confinamento.

O resultado da pesquisa mostrou que o desempenho do bezerro desmamado foi melhorado quando Availa-4 foi fornecido durante um programa de 28 dias pós-desmame na fazenda e continuou durante um período de 28 dias de recebimento no confinamento.

Ao considerar o manejo do estresse para esses animais desmamados e desempenho em confinamento, é importante avaliar o status de mineralização do animal antes para supri-lo adequadamente nos períodos de estresse.

A formulação do Availa-4 em suplementos para programas de condicionamento pós-desmame e o recebimento de dietas de confinamento fornece um método para elevar o status do mineral e melhorar o desempenho do bezerro.

Tabela 1. Efeito do Availa 4(a) na desmama.

a Availa®4: complexo de aminoácidos de zinco Availa®Zn, complexo de aminoácidos de manganês Availa®Mn, complexo de aminoácidos de cobre Availa®Cu e glucoheptonato de cobalto COPRO®
b Controle: sem Zn, Mn, Cu ou Co adicionais; Sulfatos: iso-níveis para Availa-4 e Availa-4: 360 mg Zn / hd / d, 200 mg Mn / hd / d, 125 mg Cu / hd / d e 12,5 mg Co / hd / d
yz significa que falta uma letra sobrescrita comum difere, P <0,05.

Tecnologia garante até 150 kg a mais na terminação do gado

Fonte: Scot Consultoria

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com