O valor do bezerro está disparado em várias praças pelo Brasil, consequentemente o poder de compra dos recriadores é reduzido.
Em Tocantins, o valor do bezerro desmama (6@) registrou valorização de 8,4% desde o início do ano. Com os aumentos nos preços do bezerro durante este ano, em muitas regiões pecuárias brasileiras a relação de troca com boi gordo ficou desfavorável para os invernistas e recriadores.
É o caso da praça de Tocantins, onde o valor do bezerro desmama (6@) registrou valorização de 8,4% desde o início do ano, enquanto o preço do boi gordo subiu 3,9% na mesma base de comparação, segundo informa a Scot Consultoria.
- MT: Retenção de fêmeas e aumento no abate de machos marcam virada do ciclo pecuário em 2026
- Boi gordo decola, assim como Artemis II, e frigoríficos pagam R$ 370/@ com oferta restrita
- Exportações de carne bovina batem recorde histórico em março
- Estudo mapeia regiões com maior potencial para produçãoe uso de hidrogênio verde no Brasil
- Governo avalia uso do FGTS para quitar dívidas, diz Durigan
Com isso, o poder de compra do recriador e invernista no Estado sofreu redução. Em janeiro, com a venda de um boi gordo com 18@ comprava-se 2,11 bezerros de desmama (6@). Atualmente, nas mesmas condições, compra-se 2,02 bezerros, ou seja, houve uma piora de 4,1% na relação de troca, de acordo com os números levantados pela Scot.