Eficiência Alimentar e sua importância na Pecuária

Eficiência Alimentar e sua importância na Pecuária

sistema-growsafe-cochos
Foto: ABS Pecplan

Ferramenta de seleção imprescindível para a eficiência na pecuária de corte, muitas pesquisas estão em curso e busca animais com o perfil

A pecuária de corte é cada vez mais competitiva e diversos recursos têm sido aplicados para se conseguir reduzir a idade do abate dos bovinos. Produzir mais carne em menos tempo é a meta e visa ao aumento da rentabilidade da propriedade.

Uma das alternativas é a seleção de animais mais eficientes, que pode ser realizada de diferentes maneiras, como por exemplo, avaliando a conversão alimentar do bovino (kg consumo: kg ganho). Há várias formas de fazer isso, pastagem rotacionada, aumentar taxa de lotação, integração lavoura-pecuária e outras tecnologias que auxiliam o pecuarista na hora de produzir mais com menos.

Recentemente a Embrapa lançou os cochos eletrônicos, o equipamento possui comedouros apoiados sobre uma balança, que registra eletronicamente o total de alimento consumido por animal, individualmente. Essa tecnologia está auxiliando os pesquisadores na busca de animais que comem menos e ganham mais.

CAR – Eficiência Alimentar nos bovinos

Recentes descobertas de estudos sobre como obter maior eficiência do gado enfatiza a redução do “input”, a fim de aumentar a produção, resultados e maximizar a rentabilidade do sistema de produção como um todo.

Isto é ainda mais relevante quando nos damos conta de que a redução do uso de recursos naturais e poluentes de produção (estrume, metano, etc.) para a unidade de carne produzida já é uma necessidade importante em relação ao ponto de vista económico e quanto a comercialização de carne bovina.

Na seleção de bovinos de corte algumas estratégias são necessárias para aumentar a eficiência da alimentação, mas sem sacrificar as características de desempenho, taxa de reprodução ou comprometer e prejudicar a qualidade da carcaça.

O que se ganha com essa eficiência:

  • Diminuição da área para produção de bovinos de corte (demanda de grandes áreas);
  • Custos com alimentação dos animais (65-70% dos custos da produção de carne bovina);
  • SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL nas práticas de produção de carne (menor “INPUT” para mesmo “OUTPUT”).

Vantagens do CAR

  • Estimativas de herdabilidade de moderada a alta.
  • Seleção para CAR:
    • Animais com menores necessidades de manutenção;
    • Menor consumo;
    • Maior conversão alimentar;
    • Sem aumentar o GMD e o peso adulto;
  • Reduções potenciais na emissão de gás metano e na produção de esterco.

Sistema Growsafe

Outro sistema que mede o desempenho bovino é o GrowSafe. Alimentadores automáticos que registram, durante 24 horas todos os dados relacionados ao consumo de alimento e comportamento dos animais.

sistema-growsafe-funcionamento
Fonte: Revista Globo Rural

Para o registro das informações é necessário que os animais estejam equipados com brinco identificador auricular, permitindo assim que sua presença seja detectada pelo software, através de um transponder acoplado ao brinco do animal, transmitindo assim as informações de consumo em tempo real, via rede sem fio, para um computador instalado no escritório do pesquisador.

Resultados da Conversão Alimentar

Esse ano já tivemos alguns resultados expressivos, o touro SAMURAI MAT, da bateria de corte zebu da CRI Genética, foi considerado o melhor em eficiência alimentar do rebanho do Rancho da Matinha, em Uberana (MG). O animal se destacou entre mais de 2 mil Nelores testados, em eficiência alimentar.

CONVERSÃO DE 5KG DE MATÉRIA SECA PARA 1KG DE GANHO DE PESO

Al Capone
Al Capone / Foto: ABS Pecplan

O grande resultado do ano foi o touro Al Capone, recordista em eficiência alimentar e líder no Sumário do PMGZ 2017, animal de propriedade do Rancho da Matinha, ele foi destaque para avaliação de carcaça e conversão alimentar com excepcional conversão de 5kg de matéria seca para 1kg de ganho de peso.

Alguns destaques para essa característica da bateria de touros da CRV Lagoa da raça Nelore são Avatar e Macegal, já no Angus tem o HR Nicolas e Capane 27 GrowSafe.

Leia também

Confira um resumo do conteúdo através do Canal do Boi