
Segundo dados do IBGE, os frangos abatidos em 2001 apresentavam peso médio de 1,930 kg, já em 2021, peso subiu para pouco mais de 2,350 kg.
Contrapondo a produção de carne de frango (toneladas) ao número de cabeças de frango abatidas (dados do IBGE relativos aos abates em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal) conclui-se que nos últimos 20 anos o peso médio do frango abatido aumentou à razão de, praticamente, 1% ao ano, acumulando em duas décadas ganho de 22%.
Pelos dados do IBGE, no primeiro semestre de 2001 os frangos então abatidos apresentaram peso médio em torno de 1,930 kg, volume que, neste ano, em idêntico período, subiu para pouco mais de 2,350 kg.
- Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
- Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
- Conheça as melhores raças de búfalos seja para produzir leite e ou carne
- Safrinha histórica: milho bate recorde e impõe novo desafio ao agro brasileiro
- Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
Não é, porém, o recorde. Este foi registrado no segundo trimestre de 2018, ocasião em que o peso médio registrado ultrapassou a marca dos 2,420 kg. Mas isso tem uma explicação fora da avicultura: então (maio/junho) o Brasil enfrentou greve dos caminhoneiros. E o movimento represou os frangos em criação, retardando seu abate e gerando significativo aumento de peso.

Fonte: Avisite