Embrapa lança técnica de inseminação artificial em tempo flexível para caprinos

Técnica de inseminação artificial em tempo flexível, a IATFx para caprinos será lançada no Semiárido Show; tecnologia deverá potencializar resultados de inseminação artificial

Uma nova técnica, que combina procedimentos de inseminação artificial e protocolos de acompanhamento de cio das cabras ao longo do ano, será disponibilizada pela Embrapa para incrementar as taxas de gestação e potencializar o melhoramento de rebanhos. A Inseminação Artificial em Tempo Flexível (IATFx) será lançada durante a edição de 2023 do Semiárido Show, que acontece de 1º a 4 de agosto, em Petrolina (PE), entre outras tecnologias.

“Ela representa a aglutinação de conhecimento da Técnica Embrapa de Inseminação Artificial em cabras com outras estratégias para apontar o melhor momento para executar a inseminação, elevando a taxa de gestação e reduzindo o número de doses de sêmen necessárias”, explica o pesquisador Jeferson Fonseca, da Embrapa Caprinos e Ovinos. No Semiárido Show, a IATFx será apresentada aos participantes do evento em palestra no dia 3 de agosto, às 8h30, e em estação de campo no dia 4, a partir das 10 horas.

No processo para aplicação da técnica, são observados períodos de cio (sincronizado ou induzido) e as aplicações corretas de protocolos hormonais. Experimentos da IATFx foram realizados na região Sudeste, na Embrapa Gado de Leite, e em propriedades produtoras de leite de cabra. Foi constatado que o protocolo de tempo flexível promove uma taxa de gestação na ordem de 69% em média, ou seja, uma elevação de 15% da taxa de gestação média de um rebanho.

Além do incremento na gestação, a técnica pode melhorar a renda de criatórios por meio de um maior número de crias e aumento da lactação, além de contribuir com estratégias de melhoramento genético que podem colaborar com a qualidade dos rebanhos. “Tornando a IATFx rotineira no manejo reprodutivo de caprinos, mais progênies são obtidas por ciclos de inseminação, o que aumenta a abrangência de programas e eleva a eficácia de avaliação dos bodes em teste”, explica Jeferson. A partir do lançamento, a técnica já contribuirá para ações do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa (Capragene®).

Na avaliação do pesquisador, com a IATFx, a Embrapa consolida avanço científico em inseminação artificial em caprinos. Nas últimas décadas, os trabalhos de pesquisa já resultaram no desenvolvimento e aplicação da Técnica Embrapa de Inseminação Artificial em Pequenos Ruminantes, que permite a deposição do sêmen de forma rápida, segura, eficiente e com o animal na sala de ordenha.

Outro avanço foi o desenvolvimento de protocolos de sincronização e indução de cio adequados a cada estação do ano. A combinação desses procedimentos possibilita a recomendação da inseminação artificial com resultados mais eficazes e em período adequado, em relação ao tipo de sêmen que será utilizado.

Programação sobre caprinocultura e ovinocultura

Além do lançamento da IATFx, o público interessado na caprinocultura e ovinocultura poderá conhecer soluções tecnológicas no stand da Embrapa e participar de diversas atividades durante o Semiárido Show. Segue o cronograma dos eventos que abordarão temas relacionados à produção de caprinos e ovinos.

Terça-feira, 1º de agosto

  • Seminário Projeto Dom Helder Câmara II: Vivências e inovações no Semiárido – 13h30 – Auditório Mandacaru
  • Painel Inclusão produtiva – desenvolvimento e acesso a tecnologias para fortalecimento das capacidades organizativas dos agricultores familiares – participação de Ana Clara Cavalcante (pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos)
  • Painel: Mudanças climáticas: Tecnologias sociais reduzindo a vulnerabilidade hídrica e promovendo sistemas agrícolas resilientes à seca – participação de Ana Clara Cavalcante (pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos)
  • Palestra “Estratégias para o melhoramento genético de caprinos e ovinos de corte no Semiárido” – 13h30 – Sala Jurema
    • Octávio Morais (pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos)

Quarta-feira, 2 de agosto

  • Oficina: Como vacinar de forma segura seu rebanho – 10h – Estações de Campo
    • Alexandre Monteiro (analista da Embrapa Caprinos e Ovinos)
  • Palestra: “Estratégias inovadoras para fortalecimento da caprinocultura e ovinocultura em territórios do semiárido” – 13h30 – Sala Juazeiro
    • Ana Clara Cavalcante – pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos
  • Seminário “Sistemas integrados sustentáveis no Semiárido” – 13h30 – Auditório Mandacaru
    • ILPF Caatinga: Rafael Tonucci (pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos)

Quinta-feira, 3 de agosto

  • Palestra: Técnica de inseminação artificial em tempo flexível (IATFx) – 8h30 – Sala Aroeira
    • Jeferson Fonseca (pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos)
  • Palestra: Ovelha leiteira, cordeiro de corte: Oportunidades para o Semiárido – 8h30 – Carreta do Agro
    • Octávio Morais (pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos)
  • Oficina: Controle integrado de verminose – 10h – Estações de Campo
    • Marcel Teixeira (pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos)
  • Palestra: Suplementação alimentar para aumentar a prolificidade de caprinos e ovinos – 11h – Auditório Umbuzeiro
    • Daniel Nogueira (pesquisador da Embrapa Semiárido)
  • Palestra: Doenças infecciosas de pequenos ruminantes – 13h30 – Carreta do Agro
    • Josir Veschi (pesquisadora da Embrapa Semiárido)

Sexta-feira, 4 de agosto

  • Palestra: Ferramentas digitais para auxílio na gestão de propriedades de caprinos e ovinos – 8h30 – Sala Aroeira
    • Cícero Lucena (analista da Embrapa Caprinos e Ovinos)
  • Oficina: Técnica Embrapa de inseminação artificial em caprinos em flexível (IATFx) – 10h – Estações de Campo
    • Jeferson Fonseca (pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos)

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM