Entenda porque a sucuri é tão temida; vídeo incrível

Entenda porque a sucuri é tão temida; vídeo incrível

PARTILHAR
sucuri gigante no rio miranda
Foto: Reprodução

Serpente brasileira foi registrada tomando sol em rio por pescadores; no vídeo é possível ter a dimensão de como o bicho é grande e dá arrepios

Essa história não dá pra considerar como “história de pescador” já que os próprios autores do vídeo, pescadores, são os coadjuvantes de um registro muito difícil de se fazer. Escutando o narrador é possível verificar que o vídeo foi gravado no Rio Miranda no Estado do Mato Grosso do Sul. Um dos pescadores fala que a “pescaria tá ganha”, afinal fazer o registro desse animal no seu habitat natural é realmente um feito incrível e um privilégio.

“Neto eu acho que ela comeu alguma coisa, ela é muito grande” – O animal possivelmente estava tomando um sol e visivelmente tinha se alimentado, já que a circunferência do seu corpo é muito grande. Ela está sobre algumas árvores caídas no rio e parte do seu corpo está escondido em um barranco, dificultando mensurar seu tamanho, mas no vídeo é possível observar que ela bate uns 7-8 metros tranquilamente, segundo seus autores.

No título mencionamos que a sucuri é temida; então façamos um exercício de imaginação, depois de ver o vídeo, e ver o tamanho dessa serpente é difícil acreditar que ela pode atacar e literalmente comer um ser humano? – Eu não dúvido!

A sucuri é uma das grandes serpentes não peçonhentas do mundo, sendo considerada a maior do Brasil. Ela chega a medir até 11,65 m de comprimento animal, segundo foi relatado pelo Marechal Rondon. Mas, para aqueles que sabem tudo sobre cobra sucuri, já é válido que seu tamanho ainda é bastante discutido.

A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul. Até o momento são conhecidas quatro espécies de sucuri ─ Eunectes notaeus, Eunectes murinus, Eunectes deschauenseei e Eunectes beniensissendo as três primeiras com ocorrência no Brasil e a última ocorrente na Bolívia. A Eunectes murinus é a maior cobra do continente americano, chegando a medir até 11 metros e 60 centímetros, e a segunda maior a nível mundial, perdendo em tamanho apenas para a cobra píton (Python reticulatus) do sudeste Asiático.

A espécie habita principalmente a beira d’água de rios e igarapés. A alimentação de sucuri é essencialmente carnívora, por isso, come peixes e rãs. E não é raro ver uma sucuri caçando animais que vão beber à margem dos corpos d’água, como capivaras, antas e veados. Ela também chega a pegar jacarés, matando-os por constrição. Algumas vezes, em busca de alimentação, a sucuri pode invadir fazendas ou casas para predar galinhas e outros animais de estimação. As maiores são capazes de engolir um bezerro, mas não um boi adulto.

Confira mais alguns artigos sobre o assunto aqui na Compre Rural.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.