Estados Unidos registram primeiro caso humano da gripe H5N1

De acordo com o departamento de saúde do Colorado, o homem que testou positivo está isolando e sendo tratado com um medicamento antiviral. 

O primeiro caso humano identificado nos Estados Unidos do vírus H5N1, conhecido como gripe aviária e normalmente transmitido entre aves domésticas e selvagens, foi encontrado em um homem do Colorado que trabalha em uma granja de Western Slope.

O Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado está monitorando e testando pessoas expostas a aves e aves selvagens infectadas com gripe aviária, de acordo com um comunicado à imprensa. No início desta semana, um teste revelou a presença do vírus da gripe em uma única amostra nasal de um homem que trabalhava em uma fazenda com aves infectadas, disse o comunicado à imprensa.

Na quarta-feira, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças confirmaram o teste. A repetição dos testes no homem, no entanto, foi negativa. Autoridades de saúde disseram que é possível que o vírus esteja presente no nariz da pessoa sem causar infecção.

“Podemos nunca saber se esse indivíduo estava realmente infectado, o que significa que o vírus estava se replicando em seu corpo, ou se o vírus estava apenas transitoriamente presente em seu nariz e detectado pelo teste de swab nasal”, disse a Dra. Rachel Herlihy, estado do Colorado. epidemiologista.

Tanto o CDC quanto o estado consideram a descoberta um “caso confirmado”, disse Herlihy. “Ele é a primeira pessoa nos EUA a ter esse vírus.” Autoridades de saúde pública do Reino Unido confirmaram o vírus H5N1 em janeiro de 2022 em uma pessoa assintomática e que teve contato direto com aves infectadas, segundo o comunicado à imprensa.

No início deste mês, o Denver Zoo fechou suas exposições de aves ao ar livre e trouxe os animais para dentro em um esforço para evitar a transmissão da gripe aviária altamente contagiosa, que foi detectada em Denver e em outras partes do Colorado. Também em abril, inspetores do Departamento de Agricultura dos EUA confirmaram o primeiro caso de gripe aviária em um rebanho de galinhas no Colorado, no condado de Pitkin.

O homem do Colorado, que tem menos de 40 anos, é em grande parte assintomático, relatando apenas fadiga, disse o departamento de saúde do estado. Ele está em isolamento e recebendo o medicamento antiviral oseltamivir (tamiflu), por orientação do CDC.

“Os cientistas acreditam que o risco para as pessoas é baixo, pois os vírus da gripe H5 se espalham entre aves selvagens e aves domésticas”, disse o comunicado. “Eles normalmente não infectam humanos nem se espalham de pessoa para pessoa. Atualmente, não há casos conhecidos desse vírus da gripe H5 se espalhando entre as pessoas. Não há outros casos humanos confirmados no Colorado ou nos Estados Unidos neste momento”.

O resultado positivo está ligado a uma fazenda comercial no condado de Montrose. O lote afetado foi sacrificado e descartado sob a orientação do Departamento de Agricultura do Colorado e do USDA. “Queremos garantir aos coloradenses que o risco para eles é baixo”, disse Herlihy.

Embora as infecções humanas dos vírus H5 sejam raras, a exposição direta a aves infectadas aumenta esse risco. Aves infectadas espalham vírus da gripe em sua saliva, mucosa e fezes, de acordo com o comunicado. As pessoas devem evitar o contato com aves que pareçam doentes ou mortas e evitar o contato com superfícies que pareçam estar contaminadas com fezes de aves selvagens ou domésticas.

“Sabemos que, em geral, o risco para o público em geral é muito baixo”, disse Herlihy. “Esse risco é elevado em indivíduos que têm contato próximo ou contato prolongado com aves infectadas”.

As pessoas que lidam com aves doentes ou mortas devem usar luvas e lavar as mãos com água e sabão depois, disse o comunicado. Se possível, use proteção respiratória, como uma máscara facial médica, e proteção para os olhos, como óculos de proteção.

Fonte: The Denver Post

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM