Estratégias para mitigar emissões de metano por ruminantes

PARTILHAR
Foto: Divulgação

As estratégias para mitigar emissões de metano pelos ruminantes foram apresentadas pela pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul.

As ferramentas para mitigação das emissões de metano entérico de ruminantes foram o tema da palestra ministrada, no dia 13 de maio, a acadêmicos dos cursos de agronomia, zootecnia e veterinária da Faculdades Integradas do Distrito Federal (UPIS). A palestra, proferida pela pesquisadora Cristina Genro, da Embrapa Pecuária Sul, integrou a programação da Semana Acadêmica do curso de medicina veterinária (XVIII SIMCIAGRI e III SIMVET).

“É um público que merece toda a nossa dedicação e empenho em levar uma informação de qualidade e dados confiáveis, porque são os técnicos que vão entrar no mercado amanhã e que estamos ajudando a formar. Estamos levando dados de qualidade e fatos para auxiliar os acadêmicos a formarem a personalidade profissional. E é de extrema importância fazer essas apresentações em semanas acadêmicas para estudantes da área do agro”, destacou Cristina.

Como ferramentas de mitigação de GEE, a pesquisadora destacou o manejo da pastagem, a utilização de sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e o uso de leguminosas em sistemas pastoris como benefícios na redução do uso de fertilizantes de fontes não renováveis, como a ureia, e fixador biológico de nitrogênio além de melhorar a dieta que vai ajudar na redução do metano.

Também foi destacada a suplementação na complementação da pastagem para a melhoria da dieta e acelerador do crescimento animal e também o uso de aditivos e coprodutos que podem, além de melhorar o desempenho, reduzir a emissão de metano. Alguns coprodutos que têm características funcionais como a torta de oliva que pode auxiliar a melhorar o perfil da carne produzida nesses sistemas, com mitigação das emissões de metano.

“Outra ferramenta que estamos utilizando é o teste de eficiência alimentar e de validação de metodologia de avaliação de metano nos touros reprodutores”, salientou a pesquisadora. Esse teste já foi feito na Embrapa Pecuária Sul com as raças Charolês, Hereford e Braford e será feito com a Angus. 

Quem tiver interesse em conhecer mais os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sul pode acessar o site da Unidade www.embrapa.br/pecuaria-sul.

Fonte: Embrapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com