Recinto de Exposições se prepara para receber a Etapa Corte da Expo Rio Preto SICREDI; Segunda fase da feira irá sediar a última Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, uma das competições mais importantes da raça
A 61ª Expo Rio Preto SICREDI se prepara para a Etapa Corte, que acontece de 28 de setembro a 4 de outubro. A expectativa é de superar a quantidade de animais em edições anteriores e receber cerca de 900 cabeças de gado das raças Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Tabapuã e Sindi. As comitivas chegam ao Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto entre os dias 25 e 28 de setembro. Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, está chegando e competição essencial traz grandes novidades.
Entre os destaques da Etapa Corte está a última Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, uma das competições mais importantes da raça no Brasil. Além disso, os leilões “Tanabi Leilões” e “Leilão Mundial Agropecuária” estão programados para o dia 2 de outubro, às 18h e 20h, respectivamente. No Leilão Mundial Agropecuária, serão ofertados 45 lotes com fêmeas e prenhezes de alto padrão genético, com expectativa de movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios.
A partir de 1º de outubro, os animais passarão por julgamentos que levam em consideração carcaça, aprumos, caracterização racial e estrutura por meio de comparações entre os competidores de cada raça, de acordo com a idade. As avaliações destacam os melhores exemplares das raças e valorizam os campeões como referência para o mercado.
O Secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto, destaca a importância da segunda semana da Expo como um reflexo do crescimento e relevância do evento para o cenário agro. “A Etapa Corte fortifica nosso dever com a excelência da pecuária e inovação no setor. Competições de altíssimo nível, como a Etapa Ouro da raça Nelore, consolidam a Expo como um ponto de encontro para criadores e produtores, promovendo negócios, aprendizado e valorização das raças”, afirma.
Interação com animais
A Oficina da Bezerra também está entre as principais atividades do segundo turno da feira, onde 20 “minipecuaristas” terão a oportunidade de cuidar de 20 bezerras da raça Sindi, que têm entre 15 e 45 dias de vida. A experiência educativa e prática oferece aos jovens uma imersão no manejo e cuidado diário com os animais, incentivando as novas gerações no campo.
Música caipira na Expo
O 3º Festival Nacional da Moda de Viola acontece nos dias 28 e 29 de setembro, revelando novos talentos da música sertaneja raíz da região de Rio Preto. As competições serão seguidas por dois shows gratuitos: no dia 28 de setembro, Gilberto & Gilmar sobem ao palco às 21h, e no dia 29, é a vez de Cezar & Paulinho, no mesmo horário. O festival celebra a tradição e a cultura caipira, mantendo viva a música que é símbolo do interior.
Programação para toda a família
Além do festival, a Expo oferece entretenimento para toda a família. As crianças poderão se divertir na área de recreação e espaço kids, e o trenzinho estará disponível para passeios pelo Recinto, garantindo uma experiência completa para os pequenos.
2º InterTech Agro: Inovação e Conexão no Agronegócio
Outro grande sucesso da Expo Rio Preto SICREDI, o 2º InterTech Agro retorna com uma programação ampliada, com temas voltados para Integração & Pecuária, Inovação & Pecuária, Futuro & Pecuária, Cacau e Mulheres. Com palestras, mesas redondas e bate-papos, o evento busca ativar e fortalecer as cadeias produtivas do agro, promovendo conexões e destacando a importância da inovação e da representatividade feminina no setor.
Valorizando os pequenos produtores
A programação da Etapa Corte inclui ainda o Projeto Origens, uma oportunidade para conhecer e adquirir produtos diretamente de pequenos produtores. A feira estará aberta nos dias 28 e 29 de setembro, e de 1º a 4 de outubro, das 9h às 18h.
Expo Rio Preto SICREDI
A 61ª Expo Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A bebida oficial da feira é o Guaraná Poty.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. O grupo analisou o balanço da safra 2024/2025, tendências de mercado e as propostas de políticas públicas para fortalecer o consumo de algodão no Brasil e no exterior. Episódio que recolhe carne bovina brasileira após detectar hormônios proibidos reacende debate sobre controles sanitários no Brasil e pressiona negociações do acordo Mercosul–União Europeia Continue Reading Comissão Europeia recolhe carne bovina brasileira após detectar hormônios proibidos Regiões produtivas enfrentarão condições climáticas muito distintas, aponta a previsão do tempo para a segunda semana de dezembro; Amazônia terá volumes acima de 100 mm enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina entram em novo período de seca Análise da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável mapeia desafios no Pará e propõe incentivos para acelerar a adaptação do setor. Aviso de Perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuva volumosa, rajadas intensas de vento e possibilidade de descargas elétricas entre os dias 7 e 8 de dezembro. Diversas regiões do país estão sob risco de alagamentos, queda de energia e danos estruturais. Tecnologia do INCT NanoAgro utiliza lignina Kraft para criar nanomateriais capazes de transportar herbicidas com mais precisão, reduzindo impactos ambientais e fortalecendo a economia circular Câmara Setorial do Algodão e Derivados encerra 2025 com previsão de alta nas exportações e cautela na produção
Comissão Europeia recolhe carne bovina brasileira após detectar hormônios proibidos
Prognóstico climático aponta semana de contrastes no Brasil; veja a previsão do tempo
Rastreabilidade avança no Brasil e estudo indica caminhos para ampliar sua adoção de forma inclusiva
Alerta Inmet: Chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h com risco de descargas elétricas; veja onde
Método transforma a biomassa – resíduo da indústria de celulose – em arma contra ervas daninhas





