
Expiração de registros nos EUA redesenha mercado de carne bovina, mas Brasil fica fora da redistribuição.
A recente expiração dos registros de exportação de mais de mil unidades processadoras e abatedoras dos Estados Unidos, que anteriormente exportavam carne bovina para a China, está provocando uma reconfiguração no mercado global de carnes. A análise é de Lygia Pimentel, da Agrifatto, que explica como essa mudança pode afetar os principais players do setor.
Segundo Pimentel, os Estados Unidos detinham cerca de 5% das importações totais de carne da China, mas com a perda da habilitação, essa fatia precisará ser redistribuída entre outros fornecedores. Nos últimos dias, houve especulações de que o Brasil poderia se beneficiar dessa oportunidade, porém a especialista esclarece que essa substituição não deve ocorrer.
“A carne que os Estados Unidos exportavam para a China era prime, de animais confinados da raça Angus, ou seja, um produto grain fed, diferente do perfil predominante da carne bovina brasileira”, explica Pimentel. Dessa forma, os principais países candidatos a ocupar esse espaço seriam a Austrália e, em menor escala, a Argentina, devido à similaridade no padrão da carne e à competitividade de preços dos australianos.
Enquanto isso, a carne norte-americana que perderia o mercado chinês deverá ser redirecionada para outros compradores, como o Japão e a Coreia do Sul, que já importam esse tipo de produto.
Nesse cenário, o Brasil tende a permanecer marginalizado na redistribuição dessa fatia de mercado, sem grandes impactos imediatos para suas exportações. “Os agentes diretos dessa realocação serão a Austrália, como o novo fornecedor, e Japão e Coreia do Sul, como os novos importadores”, conclui Pimentel.
A movimentação deve ser acompanhada de perto pelo setor agropecuário, já que mudanças no comércio internacional de carne bovina podem influenciar preços e estratégias de exportação a longo prazo.
Fonte: Agrifatto
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
O mistério do Nelore: por que ele reina no Brasil e não nos pecuaristas vizinhos?
Descubra por que o Brasil se tornou a terra do Nelore enquanto Argentina e Uruguai apostaram em Angus e Hereford, em uma história que mistura clima, tradição, genética e mercado.
Continue Reading O mistério do Nelore: por que ele reina no Brasil e não nos pecuaristas vizinhos?
StoneX reduz previsão de safra de café do Brasil com corte na colheita de arábica
A StoneX afirmou que as lavouras de arábica que colheram pouco em 2025/26 costumam apresentar maior vigor no ciclo seguinte.
Continue Reading StoneX reduz previsão de safra de café do Brasil com corte na colheita de arábica
Programa AgroAmigo oferece R$ 1 bilhão em microcrédito
O governo pretende multiplicar por seis o volume de microcrédito emprestado a agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas e extrativistas.
Continue Reading Programa AgroAmigo oferece R$ 1 bilhão em microcrédito
Em meio a tarifaço, preço do café pode retomar alta a consumidor no Brasil, aponta Abic
A Abic ainda destacou que o preço do café industrializado subiu muito menos do que a commodity, que bateu recorde histórico há poucos meses.
Namíbia e Chile retomam importação de frango do Brasil após gripe aviária
A decisão do governo chileno foi publicada no Diário Oficial do país com data de 15 de agosto, como mostrou mais cedo o Broadcast Agrom sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Continue Reading Namíbia e Chile retomam importação de frango do Brasil após gripe aviária
RJ assina acordo para expansão do Sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta
“O Rio de Janeiro tem grande potencial para avançar na adoção do Sistema ILPF, especialmente em áreas de pastagens degradadas”, disse o o presidente-executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro.
Continue Reading RJ assina acordo para expansão do Sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta