Expointer Digital 2020: Leilão online e até Drive-thru

Expointer Digital 2020: Leilão online e até Drive-thru

PARTILHAR
expointer rio grande do sul
Foto: Divulgação

Lançada nesta segunda-feira, edição virtual do evento se adequa aos tempos de pandemia sem perder atributos de vitrine genética e de realização de negócios.

O ano de 2020 será um marco para a Expointer, uma das feiras agropecuárias mais tradicionais da América Latina. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o governo do Rio Grande do Sul e as entidades apoiadoras lançaram nesta segunda-feira, 31, a primeira edição virtual da feira.

A Expointer, que contabiliza 42 edições, saiu do modelo tradicional para ganhar uma versão digital. Mas se manterá como vitrine da genética de ponta do Rio Grande do Sul, local de negócios e de geração de informações sobre o agronegócio.

O lançamento oficial da Expointer Digital 2020 foi feito nas redes sociais. Durante a transmissão ao vivo, o governador Eduardo Leite disse que esta será uma experiência nova, que veio para complementar o modelo tradicional e movimentar a economia do estado.

“O Parque de Exposições Assis Brasil, que ao longo dos seus 50 anos recebeu milhares de visitantes, hoje não recebe essa visita, mas vai visitar a cada um, através do mundo virtual”, disse Leite, referindo-se ao tradicional palco da Expointer, em Esteio (RS).

Canais 

A programação da feira digital ocorre de 26 de setembro a 4 de outubro, com provas, julgamentos, palestras e venda de produtos da agricultura familiar.

“Neste momento de pandemia, a nossa Expointer também tem que evoluir. Vamos criar ambientes virtuais para aproximar nosso público da feira. Vão ser quatro canais de transmissão, com várias programações”, afirma o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Covatti Filho.

Segundo ele, um dos canais irá divulgar todas as atrações que acontecem nos dias de feira. Outro, focado na agricultura, transmitirá palestras, lançamento de máquinas e várias ações de interesse para o produtor rural. Um terceiro canal será voltado para a pecuária, com leilões e todas as atividades técnicas e provas que acontecem tradicionalmente no Parque Assis Brasil. Por fim, Covatti Filho menciona um canal de cultura, com transmissão de shows e apresentações que valorizem as tradições gaúchas.

Para o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, a edição 2020 da Expointer será um marco de resistência e de inovação. Segundo ele, 15 associações de criadores já confirmaram presença.

“Um evento seguro, com muita responsabilidade, sem presença de público, mas que vai possibilitar às associações de criadores concluírem seus ciclos e não perdermos uma geração de animais de genética“, afirmou Lamachia.

Agricultura familiar

Além de um espaço físico especial no parque, os pequenos produtores da agricultura familiar terão um ambiente virtual de negócios na plataforma. Os produtos poderão ser vendidos online. As compras serão realizadas por WhatsApp, com entrega a domicílio ou drive-thru – local vai oferecer uma estrutura especial para respeitar as regras de isolamento social. Os consumidores retiram os produtos sem sair do carro e sem contato físico com os entregadores.

O novo modelo proposto para o evento vai viabilizar os negócios dos produtores rurais e agroindústrias familiares, afirma o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva.

“Gostaríamos de estar fazendo a Expointer com a presença do público, mas, infelizmente, não podemos. Então, vamos aproveitar as oportunidades que temos através dos meios digitais para que a agricultura e pecuária continuem em evidência no Rio Grande do Sul. A Fetag apoia e estará fazendo de tudo para que a primeira Expointer digital tenha o mesmo sucesso das presenciais”, declarou Silva.

Máquinas agrícolas

O setor de máquinas agrícolas, que movimentou mais de R$ 2 bilhões na edição 2019 da feira, não terá espaço físico no Parque Assis Brasil. Mas os equipamentos já estão disponíveis em ambiente digital desde o último sábado, 29. De acordo com a organização do evento, em todo o fim de semana, o site recebeu a visita de 4 mil potenciais clientes, de dez países.

Com informações do Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com