Exportações de algodão crescem 18% no terceiro trimestre

Em setembro, Brasil embarcou um total de 191,5 mil toneladas de algodão, alta de 7,1% sobre o mesmo mês de 2025.

As exportações brasileiras de algodão somaram aproximadamente 453 mil toneladas entre julho e setembro de 2026, crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado ganha força com a recuperação dos embarques em setembro, quando o país vendeu ao exterior 191,5 mil toneladas, 7,1% acima do registrado no mesmo mês de 2025. A receita das exportações alcançou US$ 332,4 milhões em setembro, alta de 14,4% na comparação anual. O valor médio da fibra exportada ficou em US$ 1,70 por quilo, avanço de 6,8%.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Dawid Wajs, o desempenho do trimestre oferece uma leitura mais consistente do fluxo das exportações brasileiras. “Os embarques oscilaram ao longo dos últimos meses, mas o crescimento de 18% no trimestre mostra uma trajetória positiva. É importante olhar para períodos mais amplos, porque a programação e a sazonalidade têm peso importante nesse mercado”, afirma.

Estresse térmico pode reduzir em mais de 30% o consumo de ração das poedeiras e comprometer a rentabilidade da produção

Destinos

A Índia foi novamente o principal destino do algodão brasileiro em setembro, com 25,3% dos embarques. Em seguida aparecem Bangladesh, com 16,4%; Turquia, 14,1%; Vietnã, 10,1%; China, 8,7%; Indonésia, 7,7%; Paquistão, 7,2%; Malásia, 6,3%; e Egito, 2,2%.

Para Wajs, a distribuição das vendas entre diferentes mercados é um dos pontos relevantes do resultado de setembro. “A diversificação dos destinos é estratégica para o Brasil, especialmente em um cenário em que os fluxos comerciais podem mudar rapidamente. A presença em diferentes polos da indústria têxtil amplia a segurança e a competitividade das exportações brasileiras”, diz.

Peso na pauta

Em setembro, o algodão respondeu por 0,97% das exportações totais brasileiras e ocupou a 17ª posição no ranking nacional. No setor agropecuário, representou 4,75% das vendas externas e ficou em quarto lugar entre os produtos exportados. Na avaliação do presidente da Anea, a continuidade do crescimento exigirá atenção também à capacidade de escoamento da produção.

“O Brasil vem ampliando sua presença no mercado internacional e o desafio agora é garantir que esse avanço seja acompanhado por infraestrutura e eficiência logística. Ao mesmo tempo, precisamos continuar fortalecendo a confiança no país como origem, com qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e segurança no cumprimento dos contratos”, conclui.

Fonte: Anea

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
RESUMIR COM:
LEIA TAMBÉM
NEWSLETTER COMPRERURAL

Receba as nossas
principais notícias

Conteúdo sobre o agronegócio, direto no seu e-mail.

🔒 Não enviamos spam. Você pode cancelar quando quiser.