EXPOZEBU | Cavalo Crioulo volta às pistas com Exposição Passaporte

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O julgamento dos animais na Exposição Passaporte de Uberaba estará a cargo de Telmo Raimundi Ferreira e o técnico credenciado Heitor Cheuiche Coelho

O Cavalo Crioulo, mais uma vez, divide pista com o Nelore. Após dois anos de ausência, devido à pandemia causada pela Covid-19, a raça estará presente na ExpoZebu, em Uberaba (MG). No evento, será realizada a Exposição Passaporte a qual definirá até oito classificados, quatro machos e quatro fêmeas, para a final da Morfologia que será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), promovida pela ABCCC – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. A organização é do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos.

De acordo com o presidente do núcleo, João Carlos Canto Porto, a ABCCC foi pioneira dentro desse palco e sempre esteve presente em todas edições desde 2016, quando a raça Crioula pisou nos gramados da ExpoZebu. “Com crescimento e procura pelos equinos principalmente para trabalho no manejo das fazendas, foi criada a Equishow, um evento exclusivo para equinos na Fazenda Experimental Orestes Tibery, juntamente com a ExpoZebu”, destaca.

Canto Porto salienta a importância do passaporte na Expozebu para expansão da raça e que é de extrema relevância, pois além de mostrar todas suas virtudes do Cavalo Crioulo é lá que vão estar criadores de nelores e de outras raças zebuínas de todo Brasil e outros países. “Teremos criadores do Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, países da América Do Sul, Central e outros. Uberaba é a vitrine para todo país e onde podemos mostrar o quão é importante é o nosso cavalo para manejo de Fazendas de todo Brasil, além das suas qualidades para várias modalidades esportivas”, observa.

Para o presidente do Núcleo, o evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), auxilia na expansão da raça para outros pontos do país. “Talvez não possamos medir o crescimento da raça Crioula em Minas Gerais, mas podemos dizer com certeza que a ExpoZebu abriu as portas para expansão para outros Estados da Região 8”, salienta. O julgamento dos animais na Exposição Passaporte de Uberaba estará a cargo de Telmo Raimundi Ferreira. Já o técnico do evento credenciado à ABCCC é Heitor Cheuiche Coelho.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com