FAO: Índice Internacional de Preços de Alimentos cai e lácteos impactam no declínio

O declínio em maio foi liderado por uma queda acentuada nos preços internacionais do queijo, principalmente devido às amplas disponibilidades de exportação.

O Índice de Preços de Alimentos da FAO teve média de 124,3 pontos em maio de 2023, queda de 3,4 pontos (2,6%) em relação a abril e até 35,4 pontos (22,1%) em relação ao recorde histórico alcançado em março de 2022.

mês de maio foi marcado por quedas significativas dos índices de preços dos óleos vegetais, cereais e lácteos, parcialmente compensadas por subidas dos índices do açúcar e das carnes.

O Índice de Preços de Lácteos da FAO teve média de 118,7 pontos em maio, queda de 3,9 pontos (3,2%) em relação a abril e ficando 25,5 pontos (17,7%) abaixo de seu valor correspondente em 2022.

declínio em maio foi liderado por uma queda acentuada nos preços internacionais do queijo, principalmente devido às amplas disponibilidades de exportação, inclusive de estoques, em meio à alta sazonalidade da produção de leite no hemisfério norte.

Após 10 quedas mensais consecutivas, as cotações dos preços internacionais de leite em pó se recuperaram, refletindo um aumento nas compras dos compradores do norte da Ásia e uma queda sazonal na oferta de leite na Oceania.

Enquanto isso, os preços da manteiga subiram levemente, uma vez que aumentaram as cotações de preços para suprimentos da Oceania, devido às altas compras dos compradores do Sudeste Asiático e à sazonalidade.

Fonte: FAO

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM